IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro da ASA em Juazeiro Discute Tecnologias de Água de Produção

Encontro da ASA em Juazeiro Discute Tecnologias de Água de Produção

Formas apropriadas para se construir barreiros trincheiras ou barragens subterrâneas, por exemplo, estão na pauta de um encontro que acontece nos dias 01,02 e 03 em Juazeiro e reúne mais 80 representantes de entidades de todo o Nordeste e Norte de Minas Gerais. O Evento denominado Oficina de Qualidade de Implementações é promovido pela Articulação no Semiárido (ASA) e visa oferecer uma maior qualificação técnica e metodológica a essas organizações que executam as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas, patrocinado pela Petrobras. Programa que está implementando em todo Semiárido, mais de 20 mil tecnologias de água de produção como: barragens subterrâneas, cisterna-calçadão, barreiros trincheiras, dentre outras.

Os participantes do encontro tiveram, por sinal, um momento muito especial quando participaram de um curso prático sobre construção de barreiro trincheira durante uma visita a comunidade de Algodão no interior de Casa Nova, onde um dos coordenadores do Irpaa, Haroldo Schistek falou sobre a importância desta tecnologia de abastecimento para as famílias do sertão, principalmente em períodos de estiagens. Durante o encontro, eles tiveram uma série de palestras ministradas por representantes da Embrapa, Irpaa, Univasf e outras instituições de pesquisas e divulgação de tecnologias de água para produção agropecuária no Semiárido.
 
Antônio Barbosa, coordenador do P1+2, lembra que a lógica deste tipo de programa é assegurar através de pequenas obras hídricas, não somente o estoque de água como também de alimentos nas comunidades do Semiárido, que, sempre tiveram uma prática muito diversificada de produzir cultivos apropriados ao clima do sertão e, que essas implementações muito contribuem com a qualidade de vida dessas famílias incentivadas a terem água para beber e produzir, de forma natural, seus próprios alimentos, incluindo a criação de animais de pequeno porte. Ações que aos poucos estão mudandado para melhor, a paisagem e a vida do povo do sertão.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro da ASA em Juazeiro Discute Tecnologias de Água de Produção

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005