IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Coletivo Feminista do Vale do São Francisco auto organiza Encontro de Formação Política

Coletivo Feminista do Vale do São Francisco auto organiza Encontro de Formação Política

Durante os dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, a sede da Associação das Mulheres Rendeiras, no Bairro José e Maria, em Petrolina (PE), encheu-se de cores, poesia, mística e muita energia trazidas por mulheres que vivem nas cidades e no campo da região do Vale do São Francisco.

O encontro auto organizado por mulheres de diversos movimentos sociais da região, discutiu temas como “Feminismo, Gênero e Patriarcado”, “Classe e Raça”, “Luta e protagonismo das mulheres camponesas”, “Educação Popular”, além de contar com atividades auto gestionadas como estudos, preparação de místicas, tarefas de limpeza e preparação das refeições durante os três dias.

Uma das facilitadoras das discussões, Nicole Geovana, militante da Marcha Mundial das Mulheres e da Consulta Popular, falou sobre a importância do Coletivo priorizar esse momento para elencar as prioridades e aos poucos definir suas bandeiras de atuação. “Numa região como o Vale do São Francisco é importante as mulheres se articularem. Um encontro de formação define elementos para embasar a luta, momentos como esses são válidos para o Coletivo se firmar”, destaca.

Este primeiro encontro do Coletivo Feminista – criado no início deste ano – contou com a participação de mulheres do Movimento Estudantil da Univasf e UPE, Movimentos como MPA, MST, MAB, associações quilombolas, Levante Popular da Juventude, Articulação de terreiros de candomblé, grupos de hip-hop e arte-educação, além de entidades como Pastoral da Mulher de Juazeiro e Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco.

Participante do encontro, Vitória Lima, única mulher integrante do Grupo de hip-hop Norte BA Crew, diz que sua participação no encontro já mudou a concepção que ela tinha do feminismo: “eu achava que era um monte de menina querendo ser homem e agora vejo que é uma forma de lutar por direitos iguais”, compartilha a jovem de 17 anos.

Além do esforço do próprio Coletivo em buscar alternativas para financiamento do encontro, as mulheres contaram também com o apoio da Recid (Rede de Educação Cidadã), MAB (Movimento de Atingidos por Barragens), Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), Naenda (Núcleo de Arte-Educação Nego d’Água) e Mercado do Produtor de Juazeiro.

A partir do acúmulo dos estudos, discussões em grupos, plenárias e místicas, no último dia foram definidas as frentes de lutas do Coletivo Feminista e feito o planejamento das ações. As atividades a serem realizadas estarão voltadas para a mobilização de outras mulheres, a partir de temas como combate às opressões, agroecologia, dentre outras especificidades definidas.


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Coletivo Feminista do Vale do São Francisco auto organiza Encontro de Formação Política

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005