IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Jovens do projeto Bem Diverso discutem o uso de mídias sociais e sua contribuição na comunicação em rede

Jovens do projeto Bem Diverso discutem o uso de mídias sociais e sua contribuição na comunicação em rede

 Na última década, o acesso à internet teve um grande crescimento, em especial com o público jovem. Os/as jovens e adolescentes estão cada vez mais conectados/as através das mídias sociais e esse ambiente online possibilita a interação social, o acesso à informação e o entretenimento com um simples clique. Toda essa interatividade fascina a juventude.

Diante desse cenário, também tem crescido as experiências de rede de jovens comunicadores/as populares que utilizam as mídias e redes sociais para fomentar a comunicação social e a educomunicação. Uma dessas iniciativas é a rede Jovens da Caatinga, composta por jovens de comunidades rurais do Território Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru.

Esses/as jovens, que estão em processo de formação, já participaram de cinco módulos de comunicação do Projeto Bem Diverso, executado pelo Irpaa com apoio do PNUD e a Embrapa. Neste último final de semana (23 e 24), a juventude esteve reunida no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro, para o sexto encontro, a Formação em Redes Sociais e Audiovisual.

Redes sociais, mídias sociais, logartimos, bots, Fake News, foram alguns dos assuntos debatidos na formação. A Coordenadora do Eixo de Comunicação do Irpaa e uma das facilitadoras do encontro, Karine Pereira, explica que “a partir da necessidade de fomentar a produção desses jovens, há necessidade de discutir não só como postar nas redes e quais são as redes, mas também o complexo universo que são as redes sociais, de compreender o poder de manipulação que se tem e de limitação em termos de canais”.

Após os debates, as/os jovens definiram que o Facebook, Instagram e o Youtube serão os canais de divulgação da rede. A jovem Maires Bispo, da comunidade Quilombola de Lages dos Negros, no interior de Campo Formoso, acredita que a divulgação de conteúdo através dessas mídias sociais irá fortalecer a valorização das comunidades tradicionais. Quando “começa a circular as notícias da comunidade, ela se torna mais visível para as pessoas, eu acredito que vai ser muito bom”, argumenta a jovem.

Para Olívia dos Santos, também da comunidade Quilombola, os conteúdos produzidos pelo grupo contribuiu para o empoderamento e autoestima da juventude. Ela traz como exemplo o jornal impresso “Luz do Semiárido – Edição Especial: Jovens da Caatinga”: “quando eu vi o jornal, fiquei grata pelo resultado, porque muita gente duvida da capacidade da gente, e ter um jornal feito, que têm o nosso nome e tudo, coisa boa”, declara a jovem. É com orgulho que a jovem relata que vai distribuir o jornal em sua comunidade. O jornal foi resultado da oficina de impresso realizada no mês de dezembro.

Partilha de experiências

Durante a oficina, o Coletivo de educomunicação Carrapicho Virtual, formado por jovens de comunidades rurais do Vale do Salitre, estive partilhando a experiência do trabalho em rede, apontando as dificuldades e conquistas nessa construção coletiva de informação e de comunicação popular realizada pelo coletivo. Karine explica que esse momento foi pensado na expectativa de animar os/as jovens para ação em rede que está nascendo a partir do projeto Bem Diverso. “São jovens conversando com jovens”, destaca a comunicadora.

Texto e Foto: Eixo Comunicação.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do projeto Bem Diverso discutem o uso de mídias sociais e sua contribuição na comunicação em rede

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005