IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

ACRs participam de intercâmbios em comunidades rurais durante encontro de formação continuada

ACRs participam de intercâmbios em comunidades rurais durante encontro de formação continuada

A possibilidade de sair da sua comunidade e conhecer outras realidades animou a jovem Clécia de Almeida, da comunidade de Macaúbas, município de Miguel Calmon (BA), a enxergar algumas estratégias de escoamento da produção avícola em sua região. Essa visão foi proporcionada a partir de um intercâmbio realizado pelo Projeto Pró-Semiárido durante encontro de formação de Agentes Comunitários Rurais – ACRs, que acontece esta semana em Senhor do Bonfim, no norte baiano.

O encontro, que teve início dia 02 e segue até a próxima sexta (06), é parte da formação de ACRs, contratados/as por associações comunitárias que hoje gerenciam convênios a partir do Projeto Pró-Semiárido, do Governo da Bahia. A proposta do intercâmbio, conforme explicou Giçara Cadidé, técnica de desenvolvimento social que atua na região de Senhor do Bonfim, é fazer com que as/os jovens agentes interajam com as comunidades visitadas, numa relação de troca de experiências, para que saíam com um olhar diferente e possam contribuir tanto na produção, quanto na organização comunitária em suas comunidades.

“Esses jovens tem um papel muito importante nesse processo da organização porque são mobilizadores sociais”, ressalta Giçara, que acompanhou a turma que se deslocou até o distrito de Massaroca, em Juazeiro, para conhecer experiências coletivas e individuais voltadas para a Convivência com o Semiárido. Para ela, nesta visita o propósito do intercâmbio foi atendido uma vez que ficou evidente que os diversos avanços vivenciados pelas comunidades de Massaroca são frutos da organização popular que há anos vem sendo fortalecida.

Experiências

Ontem (03/12) grupos de aproximadamente 30 participantes da formação visitaram  locais diferentes nas áreas de atuação do Pró-Semiárido, que abrange 32 municípios distribuídos nos Territórios de Identidade Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte Norte da Diamantina. Um dos grupos conheceu a experiência de Turismo Rural que vem sendo desenvolvida no município de Mirangaba, especialmente na região da Grota Quilombola, onde jovens estão protagonizando o turismo de base comunitária, envolvendo as famílias em um processo de valorização das potencialidades naturais e culturais disponíveis na região, o que contribui para movimentar a economia local.

O município de Campo Formoso também recebeu as/os ACRs, as/os quais se dividiram em dois grupos para conhecer sistemas agroflorestais na comunidade de Borda da Mata e a identidade cultural a partir da história da região quilombola de Lages dos Negros. As comunidades também integram territórios beneficiados pelo Pró-Semiárido, cuja equipe tem atentado para os potenciais locais como estratégia de geração de renda, sem deixar de lado a formação política, sobretudo, da juventude.

O quarto grupo foi o que seguiu um roteiro em Massaroca, iniciando pelo entreposto de ovos caipiras, localizado na comunidade de Canoa, empreendimento gerenciado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região – Coofama. Na visita foi possível conhecer as instalações e informações sobre o processo de limpeza, seleção e embalagem dos ovos a serem disponibilizados para o mercado, o que hoje acontece de forma legalizada devido a aquisição do Selo de Inspeção Municipal - SIM. Na comunidade, o grupo conheceu também a estrutura e manejo de alguns galinheiros mantidos pelas famílias e em seguida visitou a propriedade da agricultora Clarice Duarte, que gerencia bem a água para produção a partir de canteiros econômicos e do reuso possibilitado pelo reator UASB, uma tecnologia de saneamento rural.

Nesse intercâmbio, as/os jovens debateram ainda a organização comunitária em uma roda de conversa realizada na Escola Rural de Massaroca – Erum, momento que contou com a participação de representantes das comunidades de Lagoinha, Lagoa do Meio, Curral Novo e Cachoeirinha, além de membros do Comitê das associações locais e da Coofama. Os relatos acerca da trajetória de luta a partir do associativismo, pontuando os desafios e as conquistas, foram a pauta central da discussão. Na oportunidade, a presidenta do Comitê de Associações Agropecuárias de Massaroca – Caam, Ana Lúcia Santos, destacou a importância do Projeto Pró-Semiárido, apontando como um dos principais pontos positivos a possibilidade das próprias associações serem responsáveis pela gestão do convênio: “Isso veio para fortalecer, empoderar as associações”, afirmou a liderança.

O jovem Ademilton Rodrigues, da comunidade de Curral Novo, que atuou recentemente como ACR do Pró-Semiárido, foi responsável por acompanhar o grupo durante toda a visita. Para ele, receber as/os colegas foi gratificante, pois é uma oportunidade de incentivar as pessoas a multiplicarem o que viram. Ademilton hoje contribui ativamente com o associativismo local e como jovem que busca se manter na comunidade revela que já investe na criação de animais e demais outras técnicas de Convivência com o Semiárido.

A ACR Clécia Almeida ressaltou que a visita serviu pra ela entender o que é um intercâmbio, ficando claro que é uma proposta de trocar experiências, de observar o que é viável na prática e assim, a partir do que viram, se inspirar a provocar mudanças nas comunidades onde as/os ACRs atuam.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

ACRs participam de intercâmbios em comunidades rurais durante encontro de formação continuada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005