IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Riquezas do Sertão também estão presentes nas músicas

Riquezas do Sertão também estão presentes nas músicas

Uma nova e diferente visão dos sertões nordestinos, marcado por suas riquezas naturais e infinita beleza, observadas em versos como os do poeta cearense Patativa do Assaré, também estão presentes na música.

Uma pesquisa acadêmica intitulada Música para a Convivência com o Semiárido, serviu de análise para essa constatação, uma vez que a musicalidade sertaneja já é uma forte expressão cultural nordestina. Os primeiros sucessos de Luiz Gonzaga (O Rei do Baião) ainda nos anos de 1940, já traduziam no forró de-pé-de-serra , as características do sertão e o modo de vida do povo da região.

A pesquisa, de autoria do Jornalista e colaborador do Irpaa Raimundo Fábio, investigou a contribuição da música nordestina e regionalista junto a agricultores e agricultoras nos processos de formação para Convivência com o Semiárido a partir da ação técnico pedagógica do Irpaa. O jornalista percebeu que as/os agricultores/as participantes da formação do Irpaa utilizam também a música como material informativo acerca do sertão e suas viabilidades. A música Água da Chuva de Roberto Malvezzi, por exemplo, tornou-se ideal para estudar e debater os recursos hídricos no Semiárido prevenindo o povo nos períodos de estiagens, enquanto que as músicas Comida Sertaneja e Festa na Caatinga falam do sertão como um lugar que gera vida e riquezas para o povo do lugar. Já para falar sobre a criação de animais como importante atividade geradora de renda, nada melhor que a música Eleição do Bode de autoria do Padre Zena, utilizada nas formações do Irpaa há 18 anos.

Agricultores da região de Canudos, Curaçá e Uauá, no sertão da Bahia, que contribuíram na pesquisa dizem que essas novas músicas além de serem alegres e divertidas falam de sua realidade a partir das descobertas de tantas coisas bonitas que existem no sertão. Seu Isaías Ribeiro, agricultor de Uauá declara que essas músicas não falam só da chuva, do pôr do sol e dos animais da caatinga. “Essas músicas tem o mesmo sabor do mel das frutas silvestres da caatinga que alimentam as famílias”. Não só S. Isaias, mas outros agricultores como José Luiz da Silva, de Canudos, lembram que só despertaram para o sertão como uma terra que corre leite e mel quando refletiram a letra da música Terra Prometida de Miroval Ribeiro, uma música que além de enaltecer a beleza do sertão denuncia a falta de políticas públicas adaptada à região e o abandono que ainda existe no Nordeste.

Nos cursos com famílias de agricultores contempladas com os projetos do Irpaa essas músicas são bastante utilizadas constituindo uma ação pedagógica que facilita o entendimento sobre as viabilidades que a Caatinga e a região possuem e que precisam ser preservadas e as potencialidades para o desenvolvimento sustentável das comunidades.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Riquezas do Sertão também estão presentes nas músicas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005