IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Comunidades do Território rural Caatinga Produtiva discutem sobre Caderneta Agroecológica

Comunidades do Território  rural Caatinga Produtiva discutem sobre Caderneta Agroecológica

 A variedade de alimentos produzidos nos quintais de mulheres agricultoras muitas vezes não é quantificado, por exemplo, não se registra o que é consumido pela família, vendido ou trocado. Muitas das vezes, às famílias não levam em consideração que sua produção no quintal da casa ou na roça, tem um valor que não é monetário, mas que determina a qualidade de vida e saúde de todos/as. Com o intuito de debater sobre a importância de anotar tudo que é produzido e consumido pela família e/ou outros consumidores, foi realizada na manhã do dia 24 de julho de 2019, uma reunião com mulheres do Território rural Caatinga Produtiva, no município de Juazeiro- BA, atendido pelo Projeto Pró-Semiárido. A atividade aconteceu na comunidade Fonte Viva.

Realizado pelo Irpaa, com recursos oriundos do Acordo de Empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida, a atividade reuniu cerca de 20 mulheres de quatro comunidades que fazem parte desse território rural de atuação do Projeto. Nessa reunião, as mulheres conheceram a Caderneta Agroecológica, instrumento metodológico do Pró- Semiárido afim de motivar as mulheres a sistematizar e contabilizar diariamente a sua produção agropecuária, identificando o valor (monetário e não monetário) dos alimentos. “A caderneta vai dar visibilidade ao trabalho em torno de casa que a mulher gerencia, que geralmente não é dado muito valor ou considerado de forma secundário, e contribuir para ela perder o ato de dizer que não produz e não faz nada”, argumenta Elisabete Siqueira, Assessora de Gênero do Pró-Semiárido.

“Muito do que é produzido pelas mulheres, nos quintais, é destinado ao consumo da família. Essa produção fortalece a segurança alimentar e a mulher deixa de adquirir [os produtos] nos mercados externos...A caderneta é um instrumento que vem fortalecer e reconhecer essa participação das mulheres.”, esclarece Aline Nunes, colaboradora do Irpaa na gestão do Pró-Semiárido. Ela argumenta também a importância do uso desse instrumento não ser apenas na dimensão econômica, mas olhar também para o fortalecimento das “relações sociais dentro das comunidades”, frisou.

A expectativa do projeto com uso dessa Caderneta é “ter números para que possam servir como base para defender políticas específicas para este público, fortalecendo especialmente os quintas agroecológicos, que é um espaço de autonomia feminina na maioria das comunidades”, projetou Aline. Outra perspectiva é conhecer a dinâmica organizacional das mulheres, fortalecer a sua autonomia produtiva e financeira, identificar valor comercial de plantas, além de mapear o acesso a mercados destas mulheres. “Então, é um processo pedagógico e um instrumento vivo de relações sociais”, defende Beth.

Para Maria José Alves, presidente da Associação dos/as pequenos/as Produtores/as Rurais Força da Terra Fonte Viva, em Juazeiro, “essa caderneta vem para somar a produção da mulheres, mas que não elas não têm a real noção do tamanho do trabalho que desenvolvem. Acho que a gente só ganha”. “Não só a gente, mas as pessoas da família terem uma noção do que a gente trabalha, o que a gente produz. A gente tem ovos, verduras, em casa sem agrotóxico. Impacta nos gastos e na saúde”, argumenta a agricultora e comerciante, Leonice Mota, da comunidade da Lagoa do Bastião, no município.

A caderneta
A Caderneta Agroecológica é um instrumento utilizado no Pró-Semiárido nos 27 território de atuação do projeto. A caderneta é um instrumento criado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA e do Movimento de Mulheres. O Irpaa estará realizando reuniões como estas nas suas áreas de atuação do projeto, nos municípios de Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro, Remanso e Campo Formoso.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades do Território rural Caatinga Produtiva discutem sobre Caderneta Agroecológica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005