IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro passa a ter Feira Agroecológica e Orgânica toda semana

Juazeiro passa a ter Feira Agroecológica e Orgânica toda semana

Verduras, legumes, frutas, doces, salgados e cosméticos, além de muito forró, apresentação de quadrilha junina e animação fizeram parte da inauguração da Feira Agroecológica e Orgânica nesta quinta-feira (30), ao lado do Armazém da Caatinga, na Vila Bossa Nova, Orla II em Juazeiro-BA. A Feira visa à comercialização da produção de agricultores e agricultoras da zona rural e urbana de Juazeiro, gerando renda a essas famílias, ao mesmo tempo em que, proporciona à população acesso aos alimentos limpos, produzidos sem a utilização de agrotóxicos.

A Feira irá fortalecer a base produtiva da agricultura familiar, pois esse modelo de comercialização se aproxima dos agricultores/as familiares que ainda não dispõe de estrutura para beneficiamento de seus produtos, como explica o coordenador institucional do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Clérison Belém. “A maior parte dos agricultores/as familiares não tem estrutura para colocar o produto com rótulo, com embalagem e a maior parte produz alimentos que são consumidos no dia a dia. Quem põe alimento de verdade na mesa do cidadão é a agricultura familiar, então esse espaço da feira é muito estratégico”, pontua.

Além disso, o espaço vai disseminar a importância do consumo de alimentos saudáveis, no lugar dos produtos ricos em veneno que prejudicam a saúde das pessoas. Como destaca Ismar Matos, produtor orgânico no Vale do Salitre e integrante da Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), “A feira é a possibilidade de oferecer produtos limpos de contaminantes químicos e a oportunidade de quem quiser ter um alimento saudável, ter onde comprar”.

Ismar reforça ainda a necessidade da luta contra o agronegócio, que visa apenas o lucro e não respeita a natureza e as pessoas “Nós vivemos numa região onde há uso abusivo de agrotóxico (...) Eu penso muito nessa questão, ideológica, da gente fazer um contraponto à produção da nossa região. A gente é um ponto fora da curva, assim, vejo a feira como uma grande vantagem”.

Também ciente da importância do consumo de alimentos saudáveis, Ernandes dos Santos, fez questão de visitar a Feira e comprar diferentes produtos. “Eu já faço uso há muitos anos, então sempre que tem uma área que valorize o natural, sem aquisição de veneno, e a agricultura familiar em si, vai chamar a minha atenção e eu vou estar lá, fazendo bem para a minha saúde e da minha família, e prestigiando os agricultores e agricultoras”.

A feira, que passa a fazer parte do calendário semanal da cidade, realizada toda quinta, sexta e sábados foi pensada como espaço para garantir comida de verdade, comida limpa a toda a população, como conta a presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânica do Semiárido (Coopervida), Gizeli Maria, “A gente pensou em colocar essa Feira Agroecológica e Orgânica aqui na sede do município toda semana, como ponta pé para se estender, principalmente para as periferias do município (...) para que ele (o alimento) chegue à mesa da população com preço justo, é necessário”. A feira de orgânicos que acontecia ao lado da Casa do Artesão passou a integrar a Feira Agroecológica e Orgânica.

A agricultora Maria de Lourdes Januário, que trabalha na horta comunitária do bairro João Paulo II, em Juazeiro está muito feliz com o novo espaço de comercialização dos produtos agroecológicos e orgânicos e conta por que participar da Feira é importante para ela “É meu meio de sobrevivência, trabalho na horta e sobrevivo dela. Então, é muito bom ter essa feira, porque é um acesso direto do produtor para o consumidor, não tem o atravessador no meio”. Dessa forma, a feira possibilita uma comercialização justa para agricultores/as e consumidores/as.

A Feira Agroecológica e Orgânica é uma iniciativa da Coopervida com apoio da Central da Caatinga, do Irpaa e da Prefeitura de Juazeiro. A viabilização da estrutura física foi  executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada ao Governo do Estado da Bahia, com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

Horário de funcionamento da Feira Agroecológica e Orgânica

- Quinta-feira (apenas produtos orgânicos)
16h às 20h

- Sexta-feira (produtos orgânicos e agroecológicos)
16h às 20h

- Sábado (produtos orgânicos e agroecológicos)
7h às 12h

Texto e Foto: Eixo Educação e Comunicação

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro passa a ter Feira Agroecológica e Orgânica toda semana

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005