IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Semiárido Produtivo debate viabilidade dos investimentos coletivos

Semiárido Produtivo debate viabilidade dos investimentos coletivos

Ao alcançar dez meses de execução, o Projeto Semiárido Produtivo realizou, o seu II Encontro Interestadual, que contou com a participação de agricultoras/es, equipe do Irpaa e diversos parceiros. O evento teve foco no debate sobre a viabilidade dos investimentos coletivos, proporcionando as/aos participantes uma visão detalhada das possibilidades e barreiras que os grupos produtivos poderão encontrar.

Egnaldo Xavier, Técnico em Desenvolvimento Agroindustrial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR foi um dos palestrantes durante o II Encontro Interestadual do Semiárido Produtivo. Ele esteve com a equipe do projeto em dois momentos (na formação inicial e na visita à Coopercuc) e avalia que o grupo conseguiu avançar no conhecimento. “Eu vejo que houve um avanço daquele momento inicial que a gente teve, para este de agora”, aponta o técnico da CAR. Para Egnaldo o desenvolvimento da equipe pode ser atribuído a vivência nas comunidades.

Durante o Encontro Interestadual Egnaldo citou exemplos de investimentos coletivos que tiveram resultados ruins em outros projetos e avaliou os problemas que levaram aos maus resultados. O colaborador da CAR também apresentou bons exemplos e chamou atenção para aspectos fundamentais na implementação de agroindústrias da agricultura familiar, tais como produção agroecológica, certificação sanitária, planejamento e organização comunitária. Segundo ele é preciso saber “se tem gente organizada, atenta as questões para o desenvolvimento da comunidade... O patrimônio mais importante de um grupo são as pessoas e essas pessoas precisam estar organizadas. O elemento organização é fundamental”, detalha Egnaldo

Para Maria dos Santos, beneficiária do Projeto Semiárido Produtivo, que mora na Comunidade Quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueiro-PE, a fala de Egnaldo casou uma reflexão sobre as potencialidades da comunidade e o que mais se adéqua como projeto de desenvolvimento e geração de renda. Ela conta que o grupo de beneficiárias/os de Conceição das Crioulas já tem os equipamentos para beneficiamento de frutas e gostariam de construir um espaço, mas a fala de Egnaldo a fez refletir sobre as limitações. “A gente não tem condições de ter essa casa [unidade de beneficiamento] no momento” afirma Maria.

O segundo Encontro Interestadual do projeto Semiárido Produtivo foi realizado no momento em que o projeto se aproxima da marca de um ano de execução. Nesse tempo, segundo Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, “foi possível finalizar todas as etapas metodológicas do processo de diagnóstico e agora é sistematizar um estudo de viabilidade”, informa Tiago. Segundo o colaborador do Irpaa, a previsão é que até o final de 2019 todos os investimentos já estejam implementados.

O primeiro ano de atuação do Projeto Semiárido Produtivo serviu para que a equipe do Irpaa fizesse um trabalho minucioso de busca das possibilidades de investimentos nas comunidades. O projeto levou para 27 municípios, de 5 estados do Semiárido, o debate sobre a produção apropriada e estruturação produtiva, através de eventos de planejamento e formações.

Debater a Convivência com o Semiárido durante todas as formações foi, segundo Tiago, fundamental, pois “foi constatada a necessidade que as famílias têm de aprofundar o debate de como conviver de forma digna nas comunidades, considerando as adversidades que a gente tem nessa região”.

O Projeto Semiárido Produtivo tem a realização do Irpaa e o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que esteve representado no evento, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto.


Texto e foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Semiárido Produtivo debate viabilidade dos investimentos coletivos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005