IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultura Familiar conquista mais um espaço de comercialização

Agricultura Familiar conquista mais um espaço de  comercialização

Na tarde dessa última terça-feira (06), a Praça do Jacaré, no Centro de Juazeiro (BA), ganhou colorido, animação, riqueza cultural e gastronômica, através da inauguração do Armazém da Central da Caatinga. O queijo de leite de cabra, derivados de frutas da Caatinga como umbu, maracujá da Caatinga, licuri, achocolatado, castanhas, cerveja artesanal o artesanato, são parte da diversidade presente no Armazém. Todos esses produtos têm um elemento em comum, sua produção é oriunda da agricultura familiar.

O espaço viabiliza a comercialização dos produtos de mais de 20 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária do Território Sertão São Francisco e de outras regiões da Bahia. “A proposta da Central não se resume simplesmente na comercialização… mas também viabilizar a compra de insumos para os empreendimentos que estão lá na base produzindo, que tem dificuldade de comprar seus insumos… e a outra parte é que a Central vem com seu papel político, nessa ideia da implementação das políticas públicas, na ideia da criação dos conselhos, da segurança alimentar e nutricional”, pontua Adilson Ribeiro, presidente da Central da Caatinga.

Em relação ao papel do Armazém da Central da Caatinga, Haroldo Schistek, presidente do Irpaa, afirma que no espaço está sendo desenvolvida a solidariedade: “ao invés da competição, de derrubar um, de ganhar a frente e lucrar mais, nós estamos desenvolvendo a solidariedade, a ajuda mútua, trocando produtos e experiências, conhecimentos. É a solidariedade que caracteriza essa central aqui e nosso trabalho”. Haroldo ainda afirmou que essa conquista é fruto de 30 anos de luta na construção de novo paradigma, o de Conviver com o Semiárido e não de combater a seca.

Foi o sentimento da economia solidária, da comercialização em rede, que estimulou a jovem Amanda Seixas a sair de Petrolina para prestigiar e adquirir os produtos na Central da Caatinga. “Estimular e fortalecer a agricultura familiar, principalmente na Caatinga, é um passo muito importante pra modificar a sociedade que a gente vive… é muito importante, principalmente evitar aquela rede que desvia do produtor, de quem de realmente produz e leva todo lucro pra empresas que não retorna aquilo [lucro] pra o produtor que trabalha na terra, que produz sem agrotóxico”, afirma Seixas.

Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc, integrante da Central da Caatinga, destaca que a Central “fortalece a agricultura como um todo, a ideia é trazer de outras Centrais da Bahia, fortalecer as centrais de comercialização da Bahia e também de outros Biomas, por exemplo, do Cerrado, Mata Atlântica”, diz Denise. Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a experiência do armazém é uma “estratégia da agricultura familiar se fortalecer… é uma cadeia que se articula, tem sinergia e tem muitas possibilidades de dar resultados”, conclui.

O novo espaço será um local fixo e de fácil acesso para população de Juazeiro, com funcionamento de segunda a sábado em horário comercial. O Armazém da Central da Caatinga conta com diversos apoios e parcerias, como: Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Projeto EcoForte/Fundação Banco do Brasil, Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD, Governo da Bahia, através do Pró-Semiárido/CAR/FIDA e Governo Federal, por meio do BNDES.


Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultura Familiar conquista mais um espaço de comercialização

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005