IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Jovens do campo participam de formação oferecida pelo Irpaa

Jovens do campo participam de formação oferecida pelo Irpaa

 Durante anos o Irpaa tem se empenhado na formação e capacitação do jovem do campo, na intenção de mostrar à juventude camponesa as formas de lidar com as potencialidades e as peculiaridades do Semiárido, levando em conta a produção agrícola, garantindo o cuidado com preservação da Caatinga.

Jovens acompanhadas pelo Irpaa, através do Projeto Pró-Semiárido, em comunidades de Juazeiro e Sobradinho, se reuniram nos dias 26 e 27, para discutir questões relacionadas à produção, geração de renda, educação, cultura e permanência da juventude no campo.

A colaboradora do Irpaa, Mayara Silva de Carvalho, acredita na importância do encontro para a geração de conhecimento e na possibilidade de partilhar experiências diferentes. Ela diz que apesar de todos morarem no Sertão do São Francisco, cada jovem tem sua particularidade. “Esse encontro é de extrema importância pelo fato de a gente está reunindo jovens de várias regiões, de vários distritos, de várias comunidades. Apesar de ser uma realidade muito próxima por viverem no Semiárido, cada um tem a sua história de vida, cada um tem o seu modo de viver, a sua forma de conviver com as plantas, com a Caatinga, com os animais. Daí a importância de a gente juntar jovens de várias comunidades”, detalha a colaboradora do Irpaa.

Mayara ainda destacou alguns dos temas que foram trabalhados durante os dois dias do evento. “Um dos temas é a relação de gênero, outro tema é sobre o protagonismo do jovens no campo, além de também a gente tá realizando trabalhos com eles, na perspectiva de ouvir, saber deles que significa ser jovem rural, qual o sonho desses jovens no campo e também o que precisa para os jovens viverem bem no campo”, aponta Mayara.

Momentos de conversas mostraram aos jovens as diversas possibilidades de Convivência com o Semiárido. O jovem Josimar da Silva, da comunidade de Fonte de Vida, em Sobradinho, considera o evento como de extrema importância e afirma que vai disseminar o que aprendeu para os amigos. “Eu gostei muito de participar desse projeto por que a gente que corre atrás de conhecimento, de aprender algumas coisas sempre é importante, para gente trabalhar no nosso campo agrícola”, afirma o jovem.

A jovem Carla Dias, de Maniçoba, em Juazeiro, deixou claro a satisfação que tem pelo Semiárido. “Pra mim, ser uma jovem sertaneja e morar nesta área do sertão, mexer com o semiárido , com tudo que é ligado à caatinga é ótimo”, declara Carla. A jovem ainda falou que existem algumas limitações, mas a região é um lugar rico e propício para uma vida feliz. “Apesar de todas as dificuldades é o melhor lugar do mundo. É o melhor lugar do mundo pra se viver. O Nordeste, o Semiárido, a Caatinga, o nordestino em si é o melhor povo do mundo”, disse.

No evento os/as jovens participaram da trilha pedagógica e tiveram explicações acerca de tecnologias sociais para a Convivência com o Semiárido, desde armazenamento e reutilização de água, como construção de barreiro, possibilidades de irrigação com água da chuva, criação de animais adaptados e utilização de adubos orgânicos.

O Pró-Semiárido conta com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, executado em 32 municípios da Bahia, através da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), que integra a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia – SDR.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do campo participam de formação oferecida pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005