IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Convivência com a caatinga é destaque na IV Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca

Convivência com a caatinga é destaque na IV Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca

Evento já presente no calendário dos produtores e produtoras da região de Massaroca, um dos oito distritos do município de Juazeiro, a IV Feira de Caprinos e Ovinos aconteceu de 09 a 11 de setembro na sede do distrito, a 62 km da cidade de Juazeiro. O objetivo da Feira é valorizar um dos principais meios de manutenção da economia local, a caprinovinocultura, uma atividade que está diretamente ligada ao potencial produtivo da caatinga.

Com uma programação que contemplou estandes expositores, palestras, apresentações culturais e concursos de animais, o evento reuniu criadores, comerciantes, técnicos de assessoria técnica e extensão rural, estudantes e pesquisadores. Em sua quarta edição, a Feira de Caprinos e Ovinos foi uma realização do Comitê de Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca e da Prefeitura Municipal de Juazeiro, contando com diversos apoios e a participação de organizações sociais.

Potencial produtivo da caatinga

A região de Massaroca se destaca por seu histórico de utilização da caatinga, tanto para o manejo animal quanto no extrativismo de produtos como o umbu. Isso levou o Irpaa a definir a comunidade de Curral Novo como um dos locais para desenvolvimento do Projeto Recaatingamento, patrocinado pela Petrobras. Durante a Feira de Caprinos e Ovinos houve divulgação dos Projetos do Irpaa, através da exposição de baners, participação de técnicos/as da instituição que informaram as/os visitantes da feira sobre as ações da entidade e distribuição de materiais também informativos.

Um dos integrantes do Irpaa que participou do evento, Tiago Pereira, coordenador do Eixo Produção, ressalta a importância da feira como espaço de troca de experiências e informações entre criadores e criadoras. “Certamente esses produtores replicam essas experiências em suas propriedades”. Tiago destaca também a demonstração de variedades de plantas da caatinga usadas na alimentação animal e a divulgação da utilidade destas para os produtores, o que ajuda a fortalecer a proposta de Convivência com a região.

Para os organizadores, a Feira representa oportunidades de negócios, troca de experiências, permuta de animais reprodutores, ações que resultam no aumento da renda e melhoria da qualidade de vida dos que investem na caprinovinocultura na região. Na programação das palestras, temas como o bioma caatinga, caprinocultura leiteira e recaatingamento envolveram as/os participantes da Feira que esteve aberta a visitação do público durante os três dias de evento.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Convivência com a caatinga é destaque na IV Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005