IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Municípios do Sertão do São Francisco são contemplados com Política Nacional de Agroecologia

Municípios do Sertão do São Francisco são contemplados com Política Nacional de Agroecologia

As ações do projeto “Promoção da Agricultura Familiar por meio da Ater agroecológica para o desenvolvimento rural sustentável no Território Sertão do São Francisco", executados pelo Sasop e Irpaa, são contempladas através da execução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo). Com o lançamento da Pnapo, em 2012, o governo brasileiro assume o compromisso com a ampliação e efetivação de ações que promovam o desenvolvimento rural sustentável.

Produzir alimentos sem degradar os recursos locais, sem utilizar agrotóxicos ou insumos industrializados e sementes modificadas, buscar um novo olhar sobre potencial de cada região e comunidade, não só na produção de alimentos, mas também com o turismo rural, extrativismo, artesanato, entre outras atividades são alguns dos desafios da Pnapo.

Com investimento inicial de R$ 8,8 bilhões, suas ações articulam dez ministérios em 125 iniciativas, planejadas para os anos de 2013 à 2015 e distribuídas em quatorze metas, organizadas a partir de quatro eixos estratégicos: Produção; Uso e Conservação de Recursos Naturais; Conhecimento; e Comercialização e Consumo.
No município de Juazeiro, na comunidade de Lajes, distrito de Carnaíba, o adolescente Murilo Sena, vem se destacando devido a sua experiência com uma horta orgânica iniciada a partir do Projeto Ater Agroecologia. Hoje o jovem agricultor, além de cultivar diversos alimentos para o consumo da família, já iniciou o processo de comercialização na comunidade. Essa é apenas uma das experiências que vem se tornando referência na comunidade, uma vez que outros jovens de Lajes e de outras comunidades do Sertão do São Francisco vem tomando a iniciativa de investir na produção agroecológica.

Além dessas experiências nas comunidades, a região vem avançando bastante nesta temática a partir da ação do "Núcleo de Pesquisas e estudos em agroecologia (Nupesa): Sertão Agroecológico", que vem acessando recursos por meio da Política Nacional de Agroecologia e assim impulsionando o trabalho de pesquisa e uma extensão diferenciada, por meio de metodologias participativas, no Vale do São Francisco.


Construção de nova Política


Já estão ocorrendo Seminários para avaliar a Pnapo e atualmente está em debate a construção da II Pnapo, que será executada nos anos de 2016 à 2019. Os movimentos sociais, as entidades executoras de Ater e a sociedade civil organizada estão participando na construção da proposta. O Brasil é o único país do mundo que possui uma política pública sobre a agroecologia e produção orgânica de alimentos. Esta Politica também, garante a participação de no mínimo 50% de mulheres e 30% de jovens nas chamadas de Ater. A proposta de Ater/Agroecológica prevê que cada etapa do projeto seja realizada através de metodologias participativas, garantindo assim a construção dos conhecimentos agroecológicos, a partir da realidade de cada região e considerando as demandas locais das famílias.

O protagonismo da juventude do campo, na produção orgânica e agroecológica, e a sua permanência, o reconhecimento e incentivo das mulheres produtoras no acesso ao fomento e crédito rural são pautas que vão continuar sendo fortalecidas.

Texto: Diego Souza - Colaborador do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Municípios do Sertão do São Francisco são contemplados com Política Nacional de Agroecologia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005