IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Política Nacional de Convivência com o Semiárido ganha espaço na pauta governamental

Política Nacional de Convivência com o Semiárido ganha espaço na pauta governamental

O debate a respeito da criação de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido aconteceu em um seminário de dois dias durante o Semiáridoshow 2013, um debate que foi para as ruas no último Encontro Nacional da Articulação do Semiárido Brasileiro (EnconASA), em 2012, e já vem sendo discutido também no âmbito dos governos.

No segundo dia do seminário “A seca como fenômeno recorrente: Semiárido pós-seca” foi tema da primeira palestra, antecedendo o painel sobre “Políticas de Convivência com o Semiárido”. Estiverem presentes representantes de órgãos dos governos municipais, estaduais, das Organizações Não Governamentais, estudantes e a sociedade civil, especialmente agricultores/as familiares das Caravanas que visitaram a Feira.

Roberto Marinho Alves da Silva, Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária TEM, deu início ao seminário com a palestra, parabenizando a Embrapa e Irpaa, pela iniciativa de discutir a política pública para Convivência com o Semiárido. Durante sua palestra pontuou que a população do Semiárido tem tido uma maior capacidade de resistência aos impactos da estiagem prolongada e considera que um dos fatores responsáveis para isso é a mobilização e o controle social.

O Segundo painel foi composto por Elisângela dos Santos Araújo, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - FETRAF, Geraldo Machado, Superintendente SENAR/BA – FAEB, José Carlos Morais, representante da Articulação do Semiárido Brasil- ASA Brasil e Jerônimo Rodrigues Souza, assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). De acordo com José Carlos, está sendo pintado outro quadro do Semiárido brasileiro, a partir da ruptura do “combate à seca” para a construção das alternativas de Convivência com o Semiárido, porém ele ressalta que para “além do que vai ser feito é preciso ter cuidado de como vai ser feito”, no debate da política pública.

Durante o debate um dos coordenadores do evento, Ademilson da Rocha (Tiziu), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), reafirma a necessidade de lutar pelas questões fundiárias. Em relação ao acesso à terra, Elisângela Araújo chama atenção para o crescimento da compra de terras brasileiras por empresas estrangeiras, sendo uma ameaça para as/os pequenos/as produtores/as.

Para Jerônimo Rodrigues, o SemiáridoShow tem proporcionado uma troca de conhecimentos entre os representantes do governo, agricultores, organizações civil, ajudando a circular informações que vem contribuir na construção da política pública voltada para a região semiárida. Ele ainda comenta sobre a parceria entre a Embrapa e o Irpaa, ressaltando que o “Irpaa traz para dentro do governo uma contribuição valiosa de tecnologia social”, afirmou.

Para encerrar o evento, que reuniu diversas representações de estados do Semiárido, o Programa Brasil Sem Miséria esteve em pauta, assim como o debate a respeito das desafios e perspectivas da transferência de tecnologia. As palestras e os painéis foram finalizados com os encaminhamentos e sugestões que vão contribuir na criação da Política Nacional de Convivência com o Semiárido, as quais foram relatadas pela organização do evento.

Texto e Foto: Imprensa SemiáridoShow 2013


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Política Nacional de Convivência com o Semiárido ganha espaço na pauta governamental

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005