IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

“Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos” é tema de VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada na Uneb

“Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos” é tema de VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada na Uneb

 

Acontece de 30 de agosto a 01 de setembro a 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro.

Com o tema “Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos”, o evento irá reunir estudantes, professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais, público este que tem desenvolvido estudos e experiências voltadas para o tema.

De acordo com o professor Edmerson Reis, coordenador do Programa, o mundo vive um momento de exclusão de direitos e de fechamento para a diversidade e “trazer essa temática pra discutir no VII Workshop é lembrar que a gente vive num território que é o Semiárido brasileiro e essas questões se fazem mais presentes”. Edmerson pontua que a negação da diversidade nessa região sempre se expressou como uma negação às minorias: negros, mulheres, homossexuais, comunidades tradicionais, especialmente indígenas, quilombolas, Fundo de Pasto, que tem grande importância na construção dos territórios semiáridos.

A escolha deste tema vem “dizer que nós não estamos isentos de pautar essas questões e não estamos isentos também de sofrer as ameaças a esses direitos num momento tão cruel que a gente tem vivido”, destaca o professor que reforça que todas essas temáticas estarão permeando os trabalhos aprovados, bem como as discussões e momentos culturais.

Programação

A conferência de abertura contará com a participação do professor-pesquisador João Batista de Almeida Costa, da Universidade Estadual de Montes Claro (MG) que vai discutir o tema do evento, contando com a moderação do professor Juracy Marques, da Uneb. Ainda no primeiro dia segue a programação de mesas redondas, encerrando com lançamentos de livros e apresentações culturais à noite.

O segundo dia é o momento reservado para as apresentações nos Grupos de Trabalhos e sessões coordenadas, além das mesas redondas. Está prevista também uma movimentada noite cultural com atrações da região, programação que acontecerá no Canto de Tudo, no Departamento de Ciências Humanas da Uneb.

No último dia segue a apresentação dos trabalhos científicos como resultados de pesquisas, relatos de experiência e ensaios. O evento encerra com a realização do IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, sob a coordenação da professora Edonilce da Rocha Barros, da Uneb, Campus III.

O público interessado em participar como ouvinte ainda pode se inscrever no dia e local do evento, mediante pagamento de inscrição conforme informações no site do evento: https://wecsab.wixsite.com/2017/inscreva-se. Confira aqui a programação completa.

AsCom VII Workshop

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

“Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos” é tema de VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada na Uneb

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005