IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

Aconteceu no último dia 28 a Aula Inaugural da segunda turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas - DCH III da Universidade do Estado da Bahia - Uneb - Campus Juazeiro.

Na ocasião, representantes do DCH, Resab (Rede de Educação do Semiárido Brasileiro), Irpaa, Adac (Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária), Direc 15 (Diretoria Regional da Educação), além da coordenação do curso, falaram da importância de mais uma turma de estudantes estarem tendo a oportunidade de usufruir de um curso sobre este tema, considerando a diversidade de origens das/dos estudantes e a função de multiplicadores que terão a partir de agora. Lucineide Araújo, Coordenadora Institucional do Irpaa, destacou o acesso a um curso com esta temática no ensino público, presencial, em um momento em que a educação à distância cresce no ensino superior.

Além das/dos estudantes selecionados/as, egressos/as da primeira turma também prestigiaram a aula e registraram a satisfação: "Esse curso é libertador, abre a visão. Podemos ver a nossa história que nos foi negada na educação básica", relatou a ex-aluna Roseane Sena.

Com carga horária de 390 horas-aula distribuídas em 12 meses, o curso é parte de um processo de construção das ações do Projeto de Extensão Reflexões dos Referenciais Teórico-práticos da Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro nos Campi da Uneb e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro (Nepec-Sab) e das articulações da Resab, com apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Objetivos e Perspectivas

A grade curricular do curso tem a intenção de qualificar educadores/as, contribuindo com a construção de uma compreensão da educação nas suas múltiplas implicações sociais, políticas, econômicas, políticas, ambientais e culturais na região, de forma a serem capazes de construir práticas educativas pedagógicas contextualizadas. "Construir conhecimento e disseminá-lo, esse conhecimento precisa chegar às pessoas para transformar a realidade, pois construir um desenvolvimento sustenttável passa também pelo conhecimento. A missão desse curso também é difundir isso", afirmou Lucineide Araújo que també ministra uma disciplina no curso.

De acordo com o coordenador da pós-Graduação, Edmerson Reis, avanços como eventos anuais, publicações eletrônicas e impressas, visitas técnicas, tem sido constante e contribuem para o fortalecimento da Educação Contextualizada ao Semiárido. Uma novidade é que será analisado neste mês de março o projeto de mestrado acadêmico em Educação, Cultura e Territórios Culturais Semiáridos (Capes/Mec).


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

UNEB Juazeiro inicia mais uma turma de Especialização em Educação Contextualizada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005