IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Feira de orgânicos e artesanato gera oportunidades durante o Intercom

Feira de orgânicos e artesanato gera oportunidades durante o Intercom

Café, fubá de milho, cachaça, cerveja de umbu, doces, geleias, mamão, palmito e outras tantas delícias da Caatinga e do Cerrado. Todos esses produtos orgânicos estiveram disponíveis para quem passou no Departamento de Ciências Humanas – DCH III, da Uneb, durante o Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação do Nordeste. Além de alimentos, quem quer levar uma lembrança da região encontrava bolsas e carteiras de couro, plantas ornamentais, colares de pedra, artesanato de barro e muitos outros itens da economia solidária.

Além de viabilizar espaços para discussões sobre comunicação, o Intercom está possibilitou o contato das/dos participantes com a produção artesanal e alimentar da região. Para quem comercializa, o evento foi uma oportunidade de fazer negócios e divulgar o trabalho. “É interessante porque a gente tem a oportunidade de mostrar o trabalho para pessoas de fora”, avalia o artesão Vicente Rodrigues, conhecido como Natureza.

Eventos como o Intercom podem ser vitrines para a agricultura camponesa e a economia solidária. “A gente vende, conhece as pessoas… É uma oportunidade. Aquele que não compra, conhece e quando chega lá no estado procura a gente na internet e a gente acaba vendendo. É uma forma de a gente não só vender, mas de divulgar nosso trabalho”, comenta o artesão de Juazeiro.

A professora da Uneb, Francisca de Assis, comprou uma diversidade de produtos orgânicos e plantas ornamentais. A docente comenta que gostou muito da ideia da feira dentro do Intercom. “Eu acho relevante num evento como este, que tem muitos jovens, trazer esses produtos para a feira. É uma forma não só de vender, mas também de divulgar essa riqueza da região. Além da divulgação, é uma forma de espalhar essa ideia das pessoas consumirem alimentos saudáveis”, complementa a professora.

Francisca achou a ideia da feira na universidade tão boa que sugere a continuidade da comercialização dos produtos no local. Para ela os/as agricultores/as, artesãos e artesãs e pessoas envolvidas com projetos sociais poderiam “pelo menos uma vez por mês expor seus produtos, fazer uma palestra, dar uma oficina” na Uneb, propõe.

O XX Intercom Nordeste encerra as atividades durante a tarde deste sábado e trouxe como tema “Desigualdades, gênero e comunicação”, reunindo estudantes de Comunicação Social do Nordeste, professores/as, pesquisadores/as e demais profissionais da área.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Feira de orgânicos e artesanato gera oportunidades durante o Intercom

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005