IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Experiência de Saneamento Rural foi apresentada durante a 10? Febafes

Experiência de Saneamento Rural foi apresentada durante a 10? Febafes

Experiências de convivência com o Semiárido desenvolvidas pelo Irpaa, em parceria com as famílias rurais, foram apresentadas no Balcão Científico e Tecnológico da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento aconteceu no Parque de Exposições de Salvador, no período de 23 de novembro a 01 de dezembro, simultaneamente com a Fenagro 2019.

As novidades apresentadas pelo Irpaa foram as tecnologias de saneamento rural e reuso de águas: Bioágua, filtro biológico e Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente chamado de Reator UASB, tecnologias que proporcionam a comunidades rurais o acesso ao tratamento adequado do esgoto. O Bioágua trata as águas provenientes das pias, chuveiros, máquinas de lavar, chamadas de águas cinzas. O reator UASB faz o tratamento das chamadas águas totais, que inclui as águas advindas do vaso sanitário. Estes sistemas de tratamento estão sendo implantados pela instituição em algumas residências de famílias de comunidades rurais de Juazeiro e Curaçá, no Território Sertão São Francisco, com apoio da Cártias Alemanha.

Para a colaboradora do Irpaa, Lealda dos Santos, que esteve apresentando as tecnologias na feira, “o público que estava visitando o estande do Irpaa trouxe um olhar bem positivo do ponto de vista de propagação dessa tecnologia. Porque é uma tecnologia que tem a participação do agricultor, tem o protagonismo do agricultor do início ao fim do processo”, afirma Lealda, destacando a diversidade de visitantes do estande e que muitos expressavam o desejo de disseminar a proposta “em suas residências ou nos centros educacionais”.

O professor André Leonardo Vasconcelos, do Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês, levou a turma do Curso Técnico em Zootecnia Integrada ao Ensino Médio para uma visita guiada aos estandes do Balcão Científico e tecnológico no intuito de apresentar a diversidade dos territórios presente na Bahia e o vasto campo de trabalho que existe na agricultura familiar. O estande do Irpaa estava entre os selecionados pelo professor, que optou por demonstrar aos futuros/as extensionistas que sua ação juntos às famílias deve resultar em uma transformação social, “enquanto técnicos eles devem trabalhar não só com a técnica, mas também para com as pessoas pra mudar a realidade de vida das pessoas, não só da plantação ou criação”, explica André.

O professor defende o acesso das famílias rurais ao saneamento básico apropriado e que os/as profissionais extensionistas precisam estar atentos/as a essa temática, “o saneamento básico é algo extremamente importante, pois não adianta ter uma família produtiva e doente (…). No nosso Estado ainda tem muitas famílias que não tem banheiro, não tem as condições mínimas de saneamento. Enquanto extensionistas, eles devem também olhar pra isso e não simplesmente para o processo produtivo”. A experiência chamou a atenção também de outros visitantes, como Márcio Souza, que destacou que “nunca tinha pensando na necessidade de um saneamento básico diferente para o campo. A sociedade e os governantes precisam olhar para essa realidade”, argumenta o visitante.

III Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

O debate do saneamento rural também esteve presente no Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, organizado pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão para o Desenvolvimento Rural.

O Simpósio aconteceu no dia 30 com a apresentação de diversas produções e experiências ligadas ao desenvolvimento de tecnologia social e de inovação tecnológica na agricultura familiar. O evento teve o objetivo de disseminar e promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores/as, estudantes, profissionais extensionistas e agricultores/as familiares. Entre os trabalhos apresentados, estavam a experiência de Saneamento Básico Rural e a do Recaatingamento no Semiárido brasileiro, ambas desenvolvidas pelo Irpaa.

Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária

Durante nove dias a capital do estado apresentou a diversidade produtiva dos 27 Territórios de Identidade da Bahia a partir da riqueza cultural e gastronômica produzida por agricultores, agricultoras, associações e cooperativas da agricultura familiar baiana. A feira reuniu mais de 400 produtores/as e comercializou aproximadamente três mil produtos nos armazéns e nas praças Gastronômica, de Artesanato, Quilombolas e Indígenas.

A expositora Lígia Carmem, do Grupo de Mulheres Flor de Laranjeira, veio do município de Rio de Contas representando o coletivo e trouxe como novidade a “Casquinha da laranja”, “para aproveitar mais a nossa fruta, estamos fazendo a casquinha desidratada, a casquinha cristalizada”, explica a Lígia. O grupo ainda produz geleias de diversos sabores, chips de aipim. Segundo Lígia toda essa produção contribui na geração de renda e na autonomia das mulheres.

O superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Ademilson Rocha (Tiziu), afirmou que a Feira foi um sucesso, “Tá aqui a emoção no rosto das pessoas que estiveram na feira (…) o balanço que a gente faz, tanto da praça gastronômica, quanto dos espaços de comercialização, é que comercializamos muito mais que a edição passada”. A feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Texto e foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Experiência de Saneamento Rural foi apresentada durante a 10? Febafes

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005