IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro reúne Jovens Comunicadores durante Missão de avaliação do Pró-Semiárido

Encontro reúne Jovens Comunicadores durante Missão de avaliação do Pró-Semiárido

O colorido, a criatividade e o entusiamo das juventudes do Semiárido baiano estiveram representadas em encontro realizado no último dia 22 em Juazeiro, onde o Projeto Jovens Comunicadores, uma iniciativa do Pró-Semiárido, apresentou resultados durante Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A Missão previa uma Avaliação do Projeto Pró-Semiárido, que conta com recursos oriundos de Acordo de Empréstimo entre o FIDA e o Governo do Estado da Bahia.

O protagonismo das/dos jovens foi expressado através de místicas, depoimentos, apresentações de cordel, teatro e música. Aproximadamente 100 jovens integrantes de turmas espalhadas pelos municípios de abrangência do Pró-Semiárido tiveram a oportunidade de expor críticas, sugestões e reivindicações para representantes do Governo da Bahia e do FIDA. Os/as jovens solicitaram, inclusive, a ampliação do projeto, com garantia de recursos para estruturação dos mesmos, conforme manifestou a jovem Roseane Santos, da região do Salitre, em Juazeiro.

Para a representante da Missão no evento, Aline Martins, é importante conhecer de perto o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos jovens, bem como levar para o FIDA a fala do público-alvo do projeto. “A gente vem nessa missão de ajudar, de contribuir, sempre escutar. (…) Já conhecia o trabalho pelos relatórios que chegam ao escritório, mas está junto com vocês é diferente, é emocionante”, compartilhou Aline.

Anselmo Ferreira, da comunidade Baixão dos Bois, em Campo Alegre de Lourdes, tem se destacado na produção de cordéis e considera que o momento de avaliação foi importante porque “a gente percebeu que não só na nossa região mas em toda parte que o projeto tá atuando tem contribuído muito com o protagonismo da juventude. Esse projeto vem apoiando a gente, contribuindo pra nosso desenvolvimento, nosso trabalho dentro da comunidade”, disse Anselmo citando que alguns/as jovens já estão conseguindo gerar renda a partir do que aprenderam nas oficinas.

O Projeto oferece formações como oficinas nas sedes dos municípios e/ou comunidades, intercâmbios, incentivo à leitura e produção de conteúdo. Além disso, as turmas são incentivadas a realizarem eventos culturais e participarem ativamente de espaços nas comunidades e municípios. Isso inclusive é notado pelas instituições parceiras do Projeto, a exemplo da Prefeitura de Pindobaçu, que considerou relevante a iniciativa e se dispôs a contribuir, tendo em vista que as formações tem ajudado na mobilização da juventude para participar de eventos como conferências e atividades culturais no município, informou Tamara Almeida, representante da Secretaria de Assistência Social.

Atualmente o Projeto Jovens Comunicadores atende 12 turmas distribuídas nos Territórios de Identidade Sertão do São Francisco, Piemonte Norte de Itapicuru e Piemonte Norte da Diamantina. Segundo Emília Mazzei, coordenadora do Projeto e assessora de comunicação do Pró-Semiárido, a intenção é chegar ao total de 30 turmas até 2021.

A estudante da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves – EFAG, Jaiane Bispo, disse que o projeto tem contribuído com conhecimentos que ela socializa na comunidade onde vive e que se sente mais valorizada enquanto jovem: “pude perceber, acho que como os outros jovens também, que nós, os jovens da zona rural, a gente não está esquecidos. A gente tem talento, a gente pode mostrar, basta a gente ter um incentivo e esse incentivo a gente recebeu”, finaliza.


Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro reúne Jovens Comunicadores durante Missão de avaliação do Pró-Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005