IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Oficina avalia projeto em andamento com agricultores dos nove estados do Semiárido

Oficina avalia projeto em andamento com agricultores dos nove estados do Semiárido

Pesquisadores do Insa que desenvolvem a pesquisa nos territórios se reúnem em Campina Grade (PB) para avaliar a pesquisa de campo realizada e planejar novas ações.

No período de 11 a 14 de fevereiro, será realizada, em Campina Grande (PB), a 2ª Oficina de Trabalho com os pesquisadores envolvidos na execução do projeto de pesquisa participativa com agricultores familiares dos nove estados do Semiárido brasileiro. O projeto trianual é desenvolvido pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).

O objetivo desta Oficina de Trabalho será restituir as atividades planejadas e executadas nos territórios durante o primeiro ano da pesquisa, discutir o processo metodológico de sensibilização e caracterização qualitativa dos agroecossistemas e planejar as próximas ações.

Em cada estado do Semiárido brasileiro o projeto envolve a participação direta de 100 agricultores experimentadores, entidades e parceiros locais e é constituído por várias etapas, dentre as quais já ocorreram a formação dos técnicos que atuarão nos territórios e a caracterização histórica das experiências desenvolvidas pelas famílias em suas propriedades. Esta etapa implicou no mapeamento inicial das estratégias utilizadas pelas famílias que vivem na região para a convivência concreta com eventos extremos, como é o caso das longas estiagens.

A metodologia utilizada no projeto se diferencia por priorizar a pesquisa participativa, ou seja, construir conhecimentos com base no diálogo e nas experiências implementadas nas comunidades com as famílias envolvidas com práticas de transição agroecológica. A Oficina irá discutir como se deu o processo de apropriação da pesquisa pelos agricultores experimentadores no que se refere à sensibilização dos conceitos e ferramentas metodológicas propostas. A construção coletiva da pesquisa privilegia a interação dinâmica e multidimensional na construção dos conhecimentos.

A próxima ação será aplicar um conjunto de indicadores de avaliação de sustentabilidade dos agroecossistemas, a fim de diagnosticar mensurar as estratégias mais viáveis que têm possibilitado que estes agricultores resistam e/ou se recuperem dos impactos dos eventos ambientais extremos. Dentre os atributos de avaliação de sustentabilidade a serem utilizados, estão: produtividade, autonomia, resiliência, gestão, adaptabilidade, estabilidade e equidade.

Os estudos socioeconômicos e ecológicos nas unidades agrofamiliares, realizados nos nove estados do Semiárido brasileiro permitirão, no final do projeto, a sistematização das estratégias agrícolas e sociais utilizadas pelos agricultores para a convivência com os longos períodos de estiagens.

Texto: Catarina Buriti (Assessoria de Comunicação do Insa)
Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Oficina avalia projeto em andamento com agricultores dos nove estados do Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005