IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Canudos realizam mutirão para construção de Mini-Fábrica de Ração

Comunidades de Canudos realizam mutirão para construção de Mini-Fábrica de Ração

Agricultores/as Familiares das comunidades de Caipam e Malhada da Aroeira, no município de Canudos, ao tempo em que esperam as chuvas e, consequentemente, o verde da caatinga, já planejam muito trabalho com a produção de ração nas próprias comunidades. Esta prática será possível em breve, pois duas mini-fabricas de ração estão sendo construídas.

Com esta iniciativa as/os criadores/as poderão produzir rações para os animais e com isso reduzir os grandes custos, principalmente nos períodos de estiagem, promovendo assim um maior resultado econômico com a caprinovinocultura tradicional e criação de outros animais de pequeno porte. Nesta última semana, moradores/as de Caipam e Malhada da Aroeira participaram de mutirões para construção das Unidades, ação que chegou até Canudos a partir do trabalho do Irpaa, com o financiamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA.

As comunidades beneficiadas foram indicadas após apresentação do projeto para organizações sociais do município, como associações, sindicato dos trabalhadores rurais e técnicos/as de entidades, que analisaram quais comunidades mais se identificavam com o projeto, considerando sobretudo a diversidade de matérias-primas para a futura produção da ração.

Na opinião da presidente da associação da comunidade de Caipam, Sônia Ribeiro de Alcântara, “esta mini-fabrica significa uma mudança muito grande na comunidade e até mesmo na região, talvez seja o que faltava para nós que somos produtores aprender que só podemos criar com qualidade se tivermos ração guardada na época da seca”.

Com estas construções tem sido resgatado uma prática de grande importância dentro das comunidades que há muito tempo vinha se perdendo, o trabalho em mutirão, aponta a colaboradora do Irpaa, Maria da Paixão. “O trabalho em conjunto tem juntado cada vez mais as comunidades”, avalia. Sônia concorda: “estes mutirões tem unido muito mais a associação, estamos nos encontrando mais vezes e planejamos construir outras coisas com todo mundo. Trabalhar em conjunto é saber que o resultado é imediato, coisas que levam um mês para uma pessoa só fazer, é feita num dia”.

O funcionamento das mini-fábricas dependerão da organização das comunidades, mas irá contar com apoio e parceria do Irpaa, que já contribui com o serviço de assessoria técnica no município e com a formação de criadores e criadoras a partir da proposta de Convivência com o Semiárido.

 

Leia também:

Comunidades rurais de Canudos se preparam para produzir ração em mini-fábricas

Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Canudos realizam mutirão para construção de Mini-Fábrica de Ração

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005