IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro regional da Asa avalia atuação da Rede e Projeto Sementes do Semiárido

Encontro regional da Asa avalia atuação da Rede e Projeto Sementes do Semiárido

Nos dias 16 e 17 de julho, foi realizado em Juazeiro o Encontro Territorial de Sementes, que contou com a participação de integrantes da Comissão Municipal de Água do Território Sertão do São Francisco, Território de Itaparica, dos municípios de Chorrochó e Macururé, além de entidades executoras de projetos sociais e representantes da coordenação executiva da Asa Bahia. O evento aconteceu na sede do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), que integra a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

Para além de apresentar e debater o Projeto Sementes do Semiárido, o grupo dialogou a respeito de como está organizado a Asa a nível regional, estadual e nacional, refletiu a atuação das comissões em seus territórios e a conjuntura política dos municípios presentes. De acordo com Cícero Felix, representante da coordenação da Asa Bahia, para avançar na execução do projeto de sementes é preciso compreender o conjunto da Asa. “Nesse primeiro momento realizamos uma reflexão, uma leitura, analisando um pouco a realidade atual e a situação que a região se encontra em torno de políticas públicas, das condições socioambientais, olhando um pouco a situação regional e nacional”, pontua.

A partir dessa discussão foram diagnosticados os avanços e desafios das políticas públicas existentes nos municípios. Os projetos de tecnologias sociais, cursos técnicos, a assessoria técnica foram avanços expressos nas falas dos presentes. Porém, foi ressaltada como desafio a necessidade de garantir a assessoria técnica permanente, a universalização de uma água de qualidade, que permita a segurança hídrica, regularização das questões agrárias e ações que permitam a permanência dos jovens no campo. Durante as intervenções, André Rocha, colaborador do Irpaa, pontuou a necessidade de discutir a política de água e saneamento básico nos municípios.

Dando continuidade ao encontro, Claudiano de Souza, coordenador do projeto Sementes do Semiárido apresentou o projeto e esclareceu as dúvidas das/dos presentes. Para Claudiano, “nesse processo a Comissão Municipal da Asa tem um papel fundamental em todo processo de acordo porque vão fazer o grande papel de monitoramento desse projeto, dessas ações no Território, não só monitorar, mas acompanhando e ajudando essas famílias para não se perder no caminho”, argumentou.

O projeto Sementes do Semiárido é uma realização da Asa e executado pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop) em parceria com o Irpaa. O encontro foi realizado pelo Sasop.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro regional da Asa avalia atuação da Rede e Projeto Sementes do Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005