IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cartografia Social de comunidade Fundo de Pasto visa contribuir com a organização social

Cartografia Social de comunidade Fundo de Pasto visa contribuir com a organização social

Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2019, na comunidade tradicional de Fundo de Pasto de Bom Jardim, em Canudos, teve início a 1ª etapa do trabalho de Cartografia Social. A atividade foi realizada pelo Irpaa em parceria com a Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, Articulação Regional de Fundo de Pasto e o Núcleo Sertão Agroecológico.

No processo metodológico foram realizadas visitas nas áreas de uso coletivo, roda de conversa com moradores/as mais antigos e reunião com a comunidade, onde foram socializadas as experiências de Cartografia Social em outras comunidades tradicionais de Fundo de Pasto. Em seguida foi construída a linha do tempo da comunidade, considerando três aspectos: passado, presente e futuro.

A proposta da Cartografia Social está sendo feita junto à comunidade para a construção de mapas, considerando três grupos temáticos: patrimônio cultural e natural; interesses/ameaças capitalistas; organização interna das comunidades. Os mapas irão identificar as características sociais que reafirmem argumentos territoriais e pertença às terras; ameaças de grilagem de terra; interesse de exploração de minério; locais de incidência de queimadas; desmatamento; caça ilegal; degradação ambiental causada por grandes empreendimentos, entre outros.

Esses mapas servirão para que a comunidade possa criar estratégias que desarticulem os interesses capitalistas e para que também tornem-se públicas as ameaças que sondam ou que já causam problemas para as comunidades do território. Durante o debate, Antonino Damasceno, morador da comunidade, relatou que é necessário que a comunidade una forças para resistir contra as ameaças internas e externas.

Serão construídos mapas visando o fortalecimento da organização comunitária e a sua resistência social frente aos desafios. O conjunto de mapas elaborados neste grupo, servirão como auxílio no planejamento de ações e projetos de interesse das associações comunitárias do Território, como também, possibilitará apontar alguns indicadores de sustentabilidade no âmbito social e ambiental.

Segundo Luiz Carlos Andrade Santos, morador da comunidade Bom Jardim, “este trabalho é um motivo de muita felicidade, pois é para o bem da comunidade e com o apoio do Irpaa e esta parceria do Sertão Agroecológico tem contribuído muito para fortalecer a luta da comunidade”.

Outros momentos serão realizados para dar continuidade a construção dos mapas, uma ação que fortalece a luta das comunidades tradicionais em defesa dos seus territórios, especialmente a partir da organização social.

Estudo

A comunidade de Bom Jardim participou do “Estudo sobre a aplicação do conceito de Fundo e Fecho de Pasto e das estratégias econômico-produtivas acompanhantes” realizado a partir de parceria entre Irpaa e Comissão Pastoral da Terra – CPT, com apoio da entidade alemã Misereor.

No estudo foram identificados muitos potenciais na geração de renda na comunidade, entre os quais destacaram-se: criação de caprinos, ovinos, bovinos, produtos agrícolas, tais como feijão, milho, melancia, abóbora, etc. Essa produção é assegurada pelas famílias sem perder de vista a necessidade de preservação da natureza, promovendo assim a sustentabilidade social e ambiental.

O trabalho realizado evidenciou que o território tradicional possui diversidade de fauna e flora, contudo também foi levantado algumas ameaças existentes, a exemplo da implantação de parque eólico. Esses grandes empreendimentos, além de geralmente contribuírem para acirrarem conflitos por terras nas comunidades, não promovem a autonomia das mesmas em outros aspectos, ao contrário, afetam diretamente o modo de vida local.

Texto e fotos: Eixo produção
Edição: Eixo Comunicação

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cartografia Social de comunidade Fundo de Pasto visa contribuir com a organização social

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005