IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade Fundo de Pasto sedia segundo encontro de jovens

Comunidade Fundo de Pasto sedia segundo encontro de jovens

Foi realizado, no dia 21 de maio de 2016, o segundo encontro de filhos e filhas de agricultores/as e criadores/as na comunidade de Sítio de Alexandre, distrito de Patamuté, em Curaçá-BA. O encontro reuniu jovens das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto para discutir a conjuntura atual, questões agrarias e ameaças às comunidades tradicionais.

No primeiro momento, foi feita uma roda de carimbó, apresentada pelos jovens da região. Colaboradores/as do Irpaa iniciaram a discussão fazendo a linha do tempo da economia do Brasil a partir da implantação do plano real até os dias atuais, mostrando avanços políticos desde 2002 e a contribuição do povo nordestino, que mesmo assim são discriminados pelo simples fato de serem nordestinos.

Em seguida foi abordada a questão agrária, fazendo uma reflexão a partir da invasão dos portugueses até hoje, destacando a presença dos grandes latifundiários e discutindo sobre a realidade do município que está sendo tomado pelas mineradoras. Trata-se de elementos prejudiciais para as comunidades que realmente fazem uso da terra para produzir e cuidar dos animais.

Foi citado ainda a necessidade do/da jovem está inserido/a dentro das organizações na comunidade e nos espaços de discussões políticas, sendo o ponto forte da discussão o reconhecimento desses/as jovens enquanto comunidade tradicional de Fundo de Pasto. Outro ponto foi o fortalecimento da cultura da comunidade, trazendo uma roda de reisado, mostrando aos jovens a importância de se manter viva a cultura. “Eu achei muito bom que os jovens se reúnam na comunidade em busca de seus objetivos e que sejam unidos para alcançá-los”, diz Marcos André Ribeiro Reis, participante do encontro.

Para a jovem Maria Cristina Rodrigues Martins, da comunidade Cabaceira, em São Bento, representante da pastoral do meio ambiente, “o encontro de hoje foi muito proveitoso, foi muito bom e eu espero que não pare por aqui, que a gente continue nessa coragem, que a gente continue se apoderando e levando os nossos conhecimentos adquiridos em nossa caminhada para outras comunidades, que não deixe morrer o que aconteceu hoje para que a gente venha se tornar jovens protagonistas dessa mudança”.


Texto: Eugênio Silva Souza

Foto: Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade Fundo de Pasto sedia segundo encontro de jovens

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005