IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Povo Tuxi de Abaré (BA) ocupa sede da Sesai em Juazeiro

Povo Tuxi de Abaré (BA) ocupa sede da Sesai em Juazeiro

Desde a tarde de hoje (08), uma média de 30 indígenas do Povo Tuxi de Abaré (BA) estão ocupando a sede da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, em Juazeiro, no norte da Bahia. Os/as funcionários/as do órgão se retiraram do espaço e o responsável pela coordenação administrativo da Sesai no município, Sílvio Ribeiro, até o momento não compareceu ao local.

De acordo com o Cacique Alcindo Feliciano dos Santos, em contato por telefone, Sílvio Ribeiro propôs realizar uma reunião fora da ocupação e sugeriu ainda que lideranças de outros povos sejam articuladas para a conversa.

As principais reivindicações que levaram o Povo Tuxi a organizar essa manifestação, segundo o Cacique Alcindo, é a ausência de representantes do seu Povo no Conselho Regional que faz o controle social das Aldeias do Pólo de Juazeiro, espaço político que, segundo a liderança indígena, o Povo Tuxi deve ter direito a voz e voto. Além disso, eles e elas também reivindicam a transferência de uma Assistente Social do referido órgão, alegando que a mesma tem dificultado a garantia de direitos para a Aldeia Tuxi, inclusive impedindo a chegada de alguns benefícios como escola, poços, aprovação de projetos do governo do estado, conforme informou o Cacique.

Questionado em entrevista sobre as respostas ao Movimento Indígena, Sílvio Ribeiro informou que a administração local da Secretaria não possui autonomia para atender as reivindicações e disse que já informou a coordenação que fica em Salvador (BA), porém até o momento não houve nenhum retorno.

Antes desta ocupação, as/os representantes Tuxis já realizaram manifestações em Salvador, além de uma série de documentos protocolados nos órgãos responsáveis, porém até o momento as reivindicações não foram atendidas. Jovens, adultos e crianças fazem parte da ocupação que acontece por tempo indeterminado, segundo as/os ocupantes.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Povo Tuxi de Abaré (BA) ocupa sede da Sesai em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005