IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

28 de Abril: preservar a Caatinga em Pé é fundamental para a manutenção da vida no Semiárido

28 de Abril: preservar a Caatinga em Pé é fundamental para a manutenção da vida no Semiárido

Na imensidão do sertão nordestino, um ecossistema rico em biodiversidade, culturas e belezas desperta a curiosidade. Com um nome que significa "mata branca" na língua tupi, a caatinga, brasileira e única no planeta, está presente em uma região de inúmeros encantamentos, contradições e fontes de inspiração. Lugar onde a resistência dos povos tradicionais, em sintonia com a fauna, a flora e o modo de vida ancestral, é uma característica marcante e essencial para a preservação da natureza.

Com uma área que compreende aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, cerca de 11% do território nacional, o bioma se estende por nove estados do Nordeste e parte do norte de Minas Gerais.

Composta por uma vegetação resiliente, com árvores que podem atingir até 30 metros de altura, como a braúna e o pau ferro, e arbustos de pequeno porte que perdem as folhas durante o período de estiagem para economizar água, este ecossistema concentra mais de 3 mil espécies de plantas e flores, sendo que cerca de 720 são nativas, ou seja, só existem na região. Além de sua importância para a biodiversidade, essas espécies desempenham um papel fundamental no ciclo da água e na regulação do clima da região.

A diversidade da fauna é tão impressionante quanto a da flora. São mais de 1.200 espécies de animais catalogadas, entre elas, 548 espécies de aves, 371 espécies de peixes, 183 espécies de mamíferos, 98 espécies de sapos e 79 espécies de lagartos. Muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem na região da Caatinga, tornando-a um dos ecossistemas mais importantes para a conservação da biodiversidade brasileira.

Apesar da sua importância, a caatinga é um dos biomas brasileiros mais ameaçados pela ação humana. Um mapeamento divulgado em março de 2022 através de uma parceria entre a Associação Caatinga e pesquisadores de diversas universidades federais brasileiras aponta que metade do território já foi devastado, e que em apenas 37 anos houve uma redução de áreas nativas maior que 6 milhões de hectares. Além disso, cerca de 13% do território está em estágio avançado de desertificação.

Esse cenário de devastação também afeta a biodiversidade. A pesquisa alerta para a ameaça de extinção de 106 espécies animais da região, e revela que apenas 2% do território está em áreas de conservação com proteção integral.

As mudanças climáticas também contribuem para a degradação da Caatinga. O aumento da temperatura e a redução das chuvas estão intensificando os processos de desertificação e comprometendo a sobrevivência da fauna e flora local. Além disso, eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas, estão se tornando mais frequentes, o que agrava ainda mais a situação da região.

A exploração desenfreada dos bens naturais e a poluição, tais como a queima de petróleo por automóveis e indústrias, o desmatamento e as queimadas para a implementação de grandes projetos energéticos, a decomposição do lixo em locais impróprios, o uso de agrotóxicos e a criação desordenada de gado, são as raízes de muitos dos problemas atuais. Esses fatores têm como consequência uma aceleração das mudanças climáticas e estão diretamente ligados à degradação ambiental.

No semiárido brasileiros os efeitos das mudanças climáticas têm se intensificado, causando preocupação com a diminuição do volume de água nos reservatórios, dificuldades na produção de alimentos no campo, aumento de doenças epidêmicas e impactos na saúde devido ao aumento das temperaturas e desequilíbrio ambiental.

Portanto, neste dia 28 de Abril, Dia Nacional da Caatinga, mais do que celebrar, é momento de reforçar que a preservação da Caatinga em Pé é fundamental para a manutenção da biodiversidade e da cultura de uma região semiárida que abriga mais de 28 milhões de pessoas.
 

Texto e foto: Eixo de Educação e Comunicação - Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

28 de Abril: preservar a Caatinga em Pé é fundamental para a manutenção da vida no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005