IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

1ª Conferência Nacional de ATER define prioridades para a extensão rural no Brasil

1ª Conferência Nacional de ATER define prioridades para a extensão rural no Brasil

Está acontecendo em Brasília (DF) a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater) que teve início no dia 23 e encerra na próxima sexta-feira (26). Participam do evento nacional 699 delegados (eleitos nos estados), com direito a voz e voto, além de 100 convidados - representantes dos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural, delegacias do MDA, superintendências estaduais do Incra, conselho nacionais, sociedade civil organizada, poder público - e observadores.

No evento, serão definidas propostas que constituirão as estratégias, diretrizes e prioridades para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário que visa auxiliar as/os agricultores/as familiares a melhorarem sua produção e qualidade de vida.

No relatório final da 1ª Cnater serão firmadas estratégias em relação ao desenvolvimento rural sustentável, à diversidade da agricultura familiar e à redução das desigualdades, políticas públicas, gestão, financiamento, demanda e oferta de serviços, metodologias e abordagem. Para o integrante do Irpaa Tiago Pereira, que está participando da Conferência, “muitas das proposições feitas e validadas na conferência Estadual não constam na versão final do documento base, desconsiderando um processo de construção coletiva oriundo das nossas bases”. Por outro lado, Tiago ver como avanço a realização da 1ª Conferência Nacional de ATER, o que aconteceu a partir de muito esforço da sociedade civil organizada ao longo de mais de oito anos de caminhada, aponta.

 

Contexto

A 1ª Cnater acontece num momento de debate sobre a reestruturação de todo o sistema de Ater no país. As conferências, territoriais estaduais e a nacional estão previstas na Lei 12.188 e “possibilitam um amplo debate, principalmente com o público beneficiário, os representantes dos agricultores, com os próprios agricultores, com as entidades que ofertam os serviços de ATER, com os movimentos sociais, que apontam diretrizes para a operacionalização da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão rural (Pnater)", explica o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins.


Saiba como foi a 1ª CATER do Território Sertão do São Francisco


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

1ª Conferência Nacional de ATER define prioridades para a extensão rural no Brasil

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005