IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Missionários/as fazem curso sobre a Leitura da Bíblia no Semiárido

Missionários/as fazem curso sobre a Leitura da Bíblia no Semiárido

A leitura e a intepretação da bíblia na perspectiva do povo do sertão nordestino é o tema central de mais um curso promovido pela Associação dos Missionários do Nordeste (Amine), que teve início na última segunda, dia 25, na comunidade de Timbaúba dos Marinheiros a 70 quilômetros de Fortaleza (CE). O encontro, que reúne mais de 50 religiosos/as, leigos/as e agentes sociais que atuam em organizações populares do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia segue até o próximo dia 30 e conta ainda com o apoio do Centro de Estudos Bíblicos do Estado do Ceará (Cebi).

Os primeiros estudos realizados até o momento destacaram as relações sócio culturais e de exploração em torno de mulheres como Sara, esposa de Abraão e sua escrava Agar, conforme relatos do Antigo Testamento. As formas e símbolos religiosos do povo de Israel, negados ou silenciados pelo poder da realeza, também foram destaques nos estudos dos textos e de certo modo, comparados com os costumes do povo do sertão que às vezes também tem seus costumes e culturas usurpados pelos poderes constituídos.

Em meio aos estudos, membros/as de organizações populares destacam situações de lutas que ocorrem em diferentes regiões do Nordeste em função de ameaças e negação de direitos do povo, como acontece atualmente na região de Crateús e na Chapada do Apodi, entre o Ceará e Rio Grande de Norte, onde a mineração e o monocutivo de frutas para exportação estão destruindo o modo de produção tradicional e sustentável de milhares de comunidades.

Além da leitura da bíblia na ótica popular, o curso vai trazer com mais ênfase o protagonismo das mulheres da bíblia a partir da ótica feminina e ainda a leitura Étnica Ecumênica e também Ecológica na ótica do Semiárido. O colaborador do Irpaa, João Gnalinger, será o facilitador do tema que vai discutir as semelhanças entre Israel o Semiárido brasileiro, onde o povo cria pequenos animais, aproveita a água da chuva e pratica a pequena agricultura sem prejudicar a terra e outros recursos naturais importantes para a manutenção do ambiente semiárido e de vida como o todo.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Missionários/as fazem curso sobre a Leitura da Bíblia no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005