IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mais uma biblioteca móvel é entregue para uma comunidade rural do Território Sertão do São Francisco

Mais uma biblioteca móvel é entregue para uma comunidade rural do Território Sertão do São Francisco

 

Raso, comunidade rural do município de Canudos, foi a terceira a receber a biblioteca móvel, do programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), intermediado no Território Sertão do São Francisco pelo Instituto Regional Regional da pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). A entrega dos 200 livros aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na sede da associação comunitária, local onde a biblioteca vai ficar disponível para a população local. Cerca de 40 pessoas participaram deste momento.

O ato da entrega aconteceu de forma lúdica através da contação de histórias e de uma encenação teatral da história de uma filha que tenta convencer o pai sobre a importância da leitura e do acesso ao livro para todas as pessoas da comunidade através de uma biblioteca, fazendo referência ao Programa Arca das Letras. Foi neste momento também que as/os moradores conheceram o acervo e as regras de funcionamento da biblioteca. As duas personagens foram interpretadas pelos colaboradores/as do Irpaa, Alaíde Régia e Antônio Ivo, responsáveis na região por facilitar e colaborar com o processo de solicitação e entrega das Arcas para as comunidades rurais do Território.

Para D. Alvina Ferreira dos Santos (58 anos) estes livros na comunidade é uma novidade e uma necessidade, já que não existia até então nenhum acervo disponível para as/os moradores de Raso. Ela afirma ainda que a comunidade é muito “carente de leitura”. A presidente da associação de Fundo e Fecho de Pasto de Raso, Auzilene Ferreira da Silva, diz que é preciso “aproveitar o máximo os livros que chegaram. [Esta biblioteca] é uma porta de entrada para a educação e a leitura”, afirma.

A própria comunidade será responsável em zelar os livros e também garantir que a biblioteca esteja sempre disponível para consulta. Duas agentes de leitura, voluntárias da própria comunidade, são as responsáveis por cuidarem da biblioteca, realizando o empréstimo dos livros, campanhas para ampliar o acervo e pelo estímulo, entre outras ações que mobilizem a comunidade em torno da leitura como um ato de lazer e entretenimento, entre outras atribuições. Elas passaram por uma formação realizada pelo MDA para todos/todas agentes de leitura do Território, no mês de outubro deste ano, durante a Feira SemiáridoShow.

A chegada da Arca mobilizou toda a comunidade tanto para se organizar para fazer a solicitação, como também para construir o móvel. Uns mobilizaram os próprios vizinhos, outros doaram os materiais e outros construíram a Arca. Todo o processo também contou diretamente com o apoio da técnica de campo e colaboradora do Irpaa, Maria da Paixão, que abraçou a ideia. O móvel, onde os livros estão dispostos, segue um modelo padrão estipulado pelo MDA e foi construído com o reaproveitamento de madeira.

Ao todo serão entregue Arcas para as comunidades Rurais dos municípios de Juazeiro, canudos, Uauá, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova. No Território, O Irpaa, através de sua equipe de colaboradores, tem facilitado e mobilizado as comunidades para a solicitação desta biblioteca móvel disponibilizada pelo MDA.

Conheça mais sobre a Arca da letras na região clicando aqui

 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mais uma biblioteca móvel é entregue para uma comunidade rural do Território Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005