IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Bahia conta agora com Central da Caatinga

Bahia conta agora com Central da Caatinga

Produtos da Agricultura Familiar poderão ser comercializados através da Central que terá sede em Juazeiro

O desafio da comercialização dos diversos produtos oriundos das Cooperativas da Agricultura Familiar existente no Semiárido baiano, a partir de agora será assumido pela Central da Caatinga, uma nova organização que nasce a partir da Rede Sabor Natural do Sertão – RSNS. Há cerca de 10 anos, a Rede já reúne muitos empreendimentos que trabalham com produtos de base familiar e com a economia solidária, mas percebeu-se a necessidade de ampliar a atenção para a comercialização desses produtos.

A Central da Caatinga foi o nome atribuído ao conjunto de, inicialmente, 10 Cooperativas que garantem se empenhar em fortalecer os mercados para suas produções, bem como contribuir com o fortalecimento de outros grupos a partir de um trabalho em rede, preocupando-se com a agregação de valor aos produtos e a preservação do meio ambiente, fonte principal das matérias-primas.

A assembleia de formalização da Central aconteceu na semana de realização do 8º Festival do Umbu, em Uauá, com a participação de Cooperativas dos municípios de Monte Santo, Tucano, Capim Grosso, Manoel Vitorino, Sobradinho, além de Curaçá, Uauá e Canudos. Esses grupos trabalham com produtos originados do umbu e outras frutas nativas ou adaptadas à região, peixe, banana, licuri e mel e atualmente a Central da Caatinga envolve quatro Territórios de Identidade da Bahia.

Eleito presidente da Central, Adilson Ribeiro, da Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos), acredita que a formalização desta Central vem para organizar a comercialização e incentivar a organização dos grupos produtivos. “Essa ideia de está todo mundo junto, dá as mãos e fazer com que se fortaleça a ideia do cooperativismo em nosso território”, almeja Adilson.

Histórico

Foi a ousadia das mulheres de comunidades rurais de Uauá, Curaçá e Canudos, que motivou a experiência do beneficiamento do umbu e outras plantas da Caatinga no norte do sertão baiano. Isso começou a ganhar corpo na década de 1990 e de lá para cá só tem crescido a quantidade de grupos e cooperativas que se dedicam a buscar na Caatinga a geração de renda aliada à preservação da mesma, a exemplo da Coopercuc, que hoje possui uma diversidade de produtos comercializados na região, em outros lugares do Brasil e até mesmo no exterior.

A experiência da Cooperativa, que possui Unidades de Beneficiamento na área rural dos municípios, “replicou para vários outros contextos, outras regiões e vários outros grupos surgiram a partir da Coopercuc”, reconhece Egnaldo Xavier, ex-técnico da Cooperativa e atualmente membro da CAR (Companhia de Ação Regional), ligada à Secretária de Desenvolvimento Rural da Bahia.
Atualmente, muitos desses grupos compõem a RSNS e escoam seus produtos no comércio local, vendem para os governos através dos Programas de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolas – PNAE, exportam para outros países ou vendem em eventos como feiras e exposições. A produção varia desde doces, sucos, artesanatos, até cachaça, cerveja e alimentos que podem integrar qualquer refeição.

A sede da Central da Caatinga ficará em Juazeiro, na Av. das Nações, e contará com vitrine de mostra de produtos que podem ser fornecidos pelas Cooperativas filiadas à Central. As cooperativas contam ainda com apoio do Irpaa, Sasop e Pró-Semiárido/CAR.

Texto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Bahia conta agora com Central da Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005