IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

No Norte da Bahia, Escola Família Agrícola apresenta Programa em Rádio Comunitária

No Norte da Bahia, Escola Família Agrícola apresenta Programa em Rádio Comunitária

No início do mês de Junho, a população de Antônio Gonçalves estará mais próxima da Escola Família Agrícola existente no município. Através das ondas sonoras da Rádio Comunitária Itinga FM, a Escola irá manter um programa com o intuito de promover maior interação entre a mesma e as comunidades do município.

A intenção da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves – EFAG é construir um canal de comunicação que informe e ajude na construção de conhecimento e valorização dos saberes dos diversos atores que compõem a escola. Assim, o programa de rádio será produzido de forma coletiva, envolvendo todos e todas da EFAG.

Acreditando nesse espaço como um instrumento educativo, o debate da educação do campo, agricultura familiar, juventude, entre outras pautas ligadas a Convivência com o Semiárido estará presente nas notícias do programa. A partir dessa construção, o presidente da Escola Família Agrícola Antônio Gonçalves, Vanderson Santos, acredita que “será o momento da gente também tá fortalecendo conhecimento deles [estudantes] e apresentar novos horizontes, unindo a comunicação e educação”, explica.

Pensando no processo formativo desses/as novos/as comunicadores/as populares, um grupo de estudantes junto com a gestão da EFAG participou na última quarta-feira, 29, de uma oficina de rádio, ministrada por colaboradores do Irpaa. A formação promoveu uma discussão sobre qual é o papel da rádio comunitária, a diferença da rádio comunitária para uma comercial e proporcionou atividades práticas de construção de texto para rádio, além de gravação.

A oficina deixou a jovem estudante Lidjane Miranda, da comunidade Brejão da Caatinga, animada para colaborar com o programa de rádio da escola, especialmente na parte da produção das notícias. “Minha parte seria mais para técnica...montar que notícias seria divulgada... as dicas com os agricultores, eu acho que mais nessa área”, afirma Lidjane.

Em relação à cooperação das/dos estudantes, Vanderson Santos explica que “como eles [estudantes] já participam de eventos, de reunião de associações, então vai ser o momento dele tá trazendo esse debate que tá acontecendo na comunidade, trazendo a vida da comunidade para dentro do programa”.

A participação compartilhada de gestores e estudantes permitirá aos jovens um papel de protagonismo nessa experiência que se propõe a ser educomunicativa e intensificará a interação da comunidade com a escola, já que os temas tratados no ar vão ultrapassar as experiências e ações desenvolvidas no âmbito escolar.

Texto e foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

No Norte da Bahia, Escola Família Agrícola apresenta Programa em Rádio Comunitária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005