IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

RedeGente SAN discute cursos livres de formação e lança livro durante o SemiáridoShow

RedeGente SAN discute cursos livres de formação e lança livro durante o SemiáridoShow

Participantes de cursos da RedeGente SAN, entidades parceiras e colaboradores/as dos cursos oferecidos encontraram-se durante o SemiáridoShow 2013. Cerca de 50 pessoas de diferentes regiões da Bahia e também do Piauí, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Alagoas e Pernambuco participaram de bate-papo com representantes da Rede e com escritores/as dos textos utilizados para estudo nos Cursos Livres de Formação em Gestão Pública, Acesso à Água e Convivência com o Semiárido.

A proposta da RedeGente SAN foi reunir participantes com bom rendimento nos cursos livres da primeira turma (2011), da segunda (2012) e da turma atual, que teve início este ano e encerra em 2014. Gestores públicos municipais, integrantes de ONG’s, articulações da sociedade civil organizada constituem o público-alvo dos cursos que acontecem à distância e que a partir deste ano, além dos estados que fazem parte do Semiárido, conta também com estudantes de mais dez estados de outras regiões do país, conta entusiasmado o coordenador da RedeGente SAN, Edni Schroeder.

A terceira turma, que conta com uma média de 500 estudantes, está conhecendo os conteúdos produzidos por membros de entidades como o Irpaa, órgãos públicos como o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, além de estudiosos que são referências na discussão acerca do Semiárido brasileiro, a exemplo de Roberto Malvezzi (Gogó). Os cursos livres da RedeGente SAN são realizados através de uma parceria da Fundação de Amparo à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), com apoio da Articulação Semiárido Brasileiro (Asa), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid, na sigla em espanhol).


A proposta temática dos cursos

Ao dar início a apresentação dos cursos, Ígor Arsky, coordenador de Acesso à Água da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome (MDS), apresentou os conteúdos do curso livre de Acesso à Água (Curso III), reforçando a importância de abordar temáticas como a demanda hídrica, disponibilidade da água, água de comer, de beber, sem deixar de tratar da importância de programas e políticas que viabilizam o manejo da água de chuva.

Em seguida, Haroldo Schistek, coordenador do Irpaa, referiu-se as características próprias do Semiárido, destacando a importância de estudá-las, especialmente temas relevantes como o acesso à terra em tamanho apropriado para uma família viver bem no Semiárido, isto porque o Irpaa foi responsável pela elaboração dos textos base para o Curso V, cujo tema foi “Terra e Território no Semiárido brasileiro”.

Outra apresentação durante o encontro foi sobre os desafios contemporâneos para o Semiárido. Gogó, que também é membro da Articulação Popular São Francisco Vivo e escreveu parte dos textos deste curso, apresentou o roteiro que contou com temas como água nas cidades, preservação dos mananciais, relação entre a irrigação e a seca, mudanças climáticas.

A cultura como elemento central na caracterização do Semiárido, sem deixar de tratar aspectos da comida, música e religiosidade do povo sertanejo, além das mudanças culturais também foi abordada no encontro. Um dos cursos desta etapa trata da Cultura do Semiárido brasileiro e contou com a colaboração de membros do Irpaa, como a jornalista Érica Daiane Costa que também apresentou o referido conteúdo aos participantes do encontro.

Edni destaca a importância de contar com produções textuais propostas pelos parceiros da região e, ao falar dos trabalhos finais das turmas, comemora os resultados da iniciativa: “para nós a Rede está se tornando uma realidade”. Para Luiz Vicente, articulador territorial em Cratéus (CE), “o curso é muito rico pra gente que vive aqui no Semiárido. A gente que já vem trabalhando no desenvolvimento territorial viu que era mais do que necessário um curso desta natureza para se qualificar e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso Semárido”, disse o estudante da turma de 2011.

No encerramento, a representante da IABS, Claudia dos Reis, divulgou o prêmio Mandacaru que terá inscrições abertas no próximo dia15 de novembro, motivando a divulgação do prêmio no Semiárido. Houve ainda lançamento do livro “Convivência com o Semiárido brasileiro: autonomia e protagonismo social”, uma compilação de textos disponibilizados para edições anteriores do curso Gestão Pública, Acesso à Água e Convivência com o Semiárido.

O público do encontro continua participando de outros espaços do SemiáridoShow, evento que é realizado pela Emrapa e pelo Irpaa e se estende até a próxima sexta-feira (01) na Embrapa Produtos e Mercados, em Petrolina (PE).

Para saber mais sobre a RedeGente SAN, acesse: http://www.ufrgs.br/redesan

Texto e Foto: Imprensa SemiáridoShow
Embrapa – (87) 3866-3600 / 3861-4442
IRPAA – (74) 3611-6481 e 3612-8786
(87) 96134788 e (74) 9105 1002
imprensa.semiaridoshow@gmail.com
www.semiaridoshow.com.br
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

RedeGente SAN discute cursos livres de formação e lança livro durante o SemiáridoShow

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005