IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Educadores e educadoras do Semiárido se reúnem para produção de materiais paradidáticos

Educadores e educadoras do Semiárido se reúnem para produção de materiais paradidáticos

 

Discussões, apresentação de experiências educativas, construção de textos e planejamento coletivo são algumas das atividades que fizeram parte da primeira oficina de produção de materiais paradidáticos que aconteceu no Centro de Formação Vargem da Cruz entre os dias 14 e 16 de abril. O encontro reuniu educadores e educadoras de Juazeiro e outros municípios que compõem o território Sertão do São Francisco como Uauá, Curaçá e Casa Nova.
 
Com temáticas abrangentes, cuja perspectiva é produzir materiais vinculados a Educação Contextualizada, esse evento foi o primeiro de um ciclo de quatro oficinas, todas elas realizadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com a RESAB – Rede de Educação do Semiárido Brasileiro e o Irpaa.
 
A proposta é que os professores e professoras de escolas públicas que trazem no currículo experiências com Educação Contextualizada ao Semiárido contribuam na construção de livros paradidáticos destinados à Escolas de Educação Infantil ou do Ensino Fundamental, sediadas na região. Também está prevista a elaboração de um projeto, em cada um dos quatro encontros, como forma de trazer à realidade discussões e proposições de temáticas diversas.
 
Para a educadora Maria do Socorro de Oliveira que atua em uma unidade escolar na Fazenda Pau de Colher, Município de Curaçá - BA, as oficinas são oportunidades de compartilhar experiências. Trabalhando com Hortas Pedagógicas há quase dois anos, ela menciona como indispensável a participação dos educadores na construção dos materiais. “Com minhas experiências pretendo contribuir para que no livro outros educadores também vivenciem, como eu, temáticas relacionadas a vida e que possam incluir no currículo temas como a qualidade da água, o manejo do solo, a segurança alimentar e outros”, ressalta.
 
A próxima oficina para produção de materiais paradidáticos acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio em Picos – Piauí. Em seguida, será a vez do Município de Sumé na Paraíba, entre 26 e 28 de maio em Montes Claro – MG, entre 16 e 18 de junho. Todos os encontros são ministrados por dois consultores técnicos que conduzem os trabalhos para a construção do material.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Educadores e educadoras do Semiárido se reúnem para produção de materiais paradidáticos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005