IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto ATER Mulher realiza mais uma capacitação

Projeto ATER Mulher realiza mais uma capacitação

Com o intuito de analisar o estudo sobre a viabilidade econômica e as potencialidades agroecológicas para a produção de alimentos no Semiárido, o projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural para Mulheres – ATER Mulher, realizou no último domingo ( 28), no centro de Formação Vargem da Cruz, em Juazeiro-BA, mais uma oficina de capacitação com agricultoras de municípios do Território Sertão do São Francisco.

O encontro contou com a participação de 45 mulheres vindas de localidades de Sobradinho, Salitre e Maniçoba. Na ocasião as participantes tiveram a oportunidade de discutir os potenciais produtivos e os recursos hídricos existentes nas comunidades em que vivem, além disso, puderam conhecer algumas experiências realizadas pelo Irpaa para a Convivência com o Semiárido, a exemplo do Sistema de PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e do filtro caseiro. As agricultoras aprenderam ainda as etapas para a construção de um composto orgânico, que é a transformação de restos de alimentos em adubo natural e assistiram vídeos relacionados ao perigo do uso dos agrotóxicos nas lavouras.

Segundo a coordenadora do projeto, Alaíde Régia, a oficina pretende fazer com que as mulheres reforcem os conhecimentos sobre as técnicas de produção sustentável nas suas localidades. “Esse encontro chamou a atenção das participantes porque além de ter momentos de discussão teórica, trouxe espaços de aprendizagem prática, o que ajuda essas mulheres a aplicarem nas suas comunidades práticas agroecológicas e sustentáveis de produção”, afirmou.

O projeto ATER Mulher é uma iniciativa do Irpaa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA- e está sendo realizado no Território Sertão do São Francisco desde maio deste ano, sendo que sua principal meta é atender as produtoras rurais que trabalham com agricultura familiar, estimulando o acesso ao mercado institucional e a formação de cooperativas familiares e outros empreendimentos coletivos. No mês de setembro o projeto ATER Mulher realizará visitas técnicas ás Unidades de Produção Familiar – UPF e mais 4 oficinas, sendo duas sobre manejo ecológico e as outras duas sobre o beneficiamento da produção agroecológica.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto ATER Mulher realiza mais uma capacitação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005