IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário debate as políticas de Convivência com o Semiárido

Seminário debate as políticas de Convivência com o Semiárido

A discussão em torno da necessidade de criação de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido vem sendo pautada no âmbito da sociedade civil desde o ano passado e já passa também a ganhar espaço no cenário governamental. Neste sentido, a programação do SemiáridoShow 2013 traz também um momento específico para aprofundar esta discussão: o Seminário “Ações de enfrentamento aos efeitos da seca e as políticas de Convivência com o Semiárido”, que vai acontecer nos dias 29 e 30 no auditório da Embrapa Semiárido.

O propósito dos organizadores é discutir as ações, programas e políticas que vem sendo implementados no Semiárido, bem como as perspectivas dos diversos segmentos da sociedade presentes nesta edição 2013 do SemiáridoShow. Estarão presentes representantes de Organizações Não Governamentais, Movimentos Sociais diversos, Associações, Universidades, Órgãos Públicos, Ministérios, Governos estaduais, Câmaras Municipais e Prefeituras. Para um dos organizadores do seminário, o engenheiro agrônomo Fabrício Bianchini, este será um espaço de debate a fim de fortalecer as parceiras entre governos e sociedade civil na implementação das políticas públicas para a região.

No dia 29, um primeiro painel irá discutir os impactos e desafios para o enfrentamento aos efeitos da seca no âmbito econômico, social e ambiental, tendo como palestrante o secretário de agricultura do estado de Pernambuco, José Aldo dos Santos. O outro painel vai abordar os programas e ações emergenciais e estruturantes neste contexto, tendo como convidados o secretario de agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, e o diretor do Departamento de Economia Agrícola (Mapa), Wilson Vaz de Araújo e o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva.

Já no segundo dia o evento retoma coma palestra sobre a seca como fenômeno recorrente e o período pós-seca, apresentada pelo secretário adjunto da secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Alves da Silva. O segundo painel do dia 30 discute as políticas de Convivência com o Semiárido a partir da fala do assessor especial do MDA, Jerônimo Rodrigues Souza, um representante da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), a representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela dos Santos, e do Superintendente do SENAR BA (Programa Viver bem no Semiárido), Geraldo Machado.

Na parte da tarde, será realizada a palestra sobre o Programa Brasil Sem Miséria com a diretora do Departamento de Fomento à Produção e à Estruturação Produtiva (SESAN/MDS), Francisca Rocicleide Ferreira da Silva. Em seguida, o terceiro painel do Seminário discutirá os desafios e perspectivas da transferência de tecnologia, tendo como painelistas, o Secretário de Agricultura da Paraíba, Marenilson Batista, Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Argileu Martins, Representante – Rede ATER Nordeste e o Diretor Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior.

Este seminário acontece em um evento que confirma na prática a viabilidade da Convivência com o Semiárido, através da mostra de tecnologias, serviços, pesquisas e produtos que tem por base as potencialidades e limites da região, assim como o entendimento da seca enquanto um fenômeno natural, cíclico e previsível. Para Tiago Pereira, colaborador do Irpaa e um dos coordenadores do SemiáridoShow, a importância deste seminário justifica-se pela necessidade de “discutir questões mais estruturantes, as quais precisam está entrelaçadas numa política pública, que independa da mudança de governo”.

O seminário é aberto ao público e espera-se especialmente contar com representantes dos governos, conselhos de desenvolvimento rural e segurança alimentar, movimentos sociais do campo, representantes de agricultores familiares, instituições de educação e pesquisa, fóruns de desenvolvimento territorial, dentre outros. Será um momento de confrontar as perspectivas da sociedade civil organizada com as ações do Estado para com o Semiárido, o que vai possibilitar um debate único onde serão construídas diretrizes para a Política Nacional de Convivência com o Semiárido.

O SemiáridoShow 2013 é coordenado pela Embrapa Semiárido e pelo Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada).


Serviço:
O que: Seminário “Ações de enfrentamento aos efeitos da seca e as políticas de Convivência com o Semiárido”.
Quando: 28 e 29 de outubro de 2013
Onde: Auditório da Embrapa Semiárido – Petrolina/PE
 

Contatos: cpatsa.chtt@embrapa.br e anavirgina@irpaa.or,podem ligar ainda para a Embrapa (87) 3866-3617 e para o Irpaa (74) 3611-6481.


Imprensa SemiáridoShow


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário debate as políticas de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005