IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jornal comunitário será lançado em evento virtual no próximo dia 30 de outubro

Jornal comunitário será lançado em evento virtual no próximo dia 30 de outubro

Folha de Aroeira é o nome do novo jornal comunitário produzidos por jovens de comunidades tradicionais de fundo de pasto do município de Uauá. A 1ª edição foi impressa e será lançada virtualmente através de uma live a ser realizada no dia 30 de outubro, às 19h, com transmissão pela página do Coletivo de Jovens da Região CUC (Curaçá, Uauá e Canudos).

A produção desse Jornal foi fruto de diversos encontros com a juventude da comunidade de fundo de pasto de Lajes da Aroeira para debater sobre Educomunicação. As oficinas temáticas foram realizadas pelo Irpaa, com o apoio da Misereor, em 2019. O nome do jornal e a escolha por esse meio foram dos próprios jovens, que durante as formações também definiram as pautas e produziram os textos e as fotos.

“Falar sobre comunicação com a juventude do campo é produzir conhecimentos e contribuir para visibilizar o potencial criativo dessas pessoas. A Educomunicação tem esse poder de encantar e despertar para um fazer e agir comunicativo que tem sentido, que tem compromisso com as questões comunitárias, do direito à vida com qualidade. Não é só escrever uma notícia, é dar vida a uma história, documentá-la”, explica Karine Pereira, uma das colaboradoras do Irpaa que contribui nas formações.

“É muito importante está acontecendo isso dentro da nossa comunidade. Ele foi criado para estar levando e trazendo notícias sobre a comunidade de Lajes da Aroeira”, pondera o jovem Leandro Rodrigues da Silva, que participou das oficinas e contribuiu na elaboração dos textos. Ele também avaliou que as oficinas foram oportunidades de novos aprendizados.

O Irpaa entregou aos/as jovens a versão impressa em meados do mês de outubro. Além de Lajes da Aroeira, jovens das comunidade de Santana- Curaçá e em Bom Jardim – Canudos também receberam a edição do jornal. A proposta é incluir mais jovens nas produções das próximas edições, como o Coletivo de Jovens da Região CUC.


“Fiquei muito satisfeita com o resultado do Jornal. É gratificante ver o nosso Jornal escrito por nós jovens”, avalia Maria Graziele, da comunidade de Lajes da Aroeira, que recebeu em mão o jornal com satisfação.


Perspectivas
A expectativa da jovem Mariana de Jesus Loiola é que não fique apenas nessa publicação, mas que a juventude continue engajada na produção de outras edições. “É um prazer estar juntos nesta nova conquista para nós jovens aqui da comunidade. Um primeiro passo depois de nossos encontros. Estamos muito felizes. É um meio de comunicação muito importante para as comunidades, esperamos que as pessoas gostem e que vá adiante”, pondera a jovem.

A juventude já está sendo mobilizada para produzir a segunda edição do jornal. A proposta é envolver a juventude do Coletivo de Jovens da região de Curaçá, Uauá e Canudos (Coletivo CUC).

Texto e foto: Irpaa
Página dos Coletivos de jovens da Região CUC: clique aqui.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jornal comunitário será lançado em evento virtual no próximo dia 30 de outubro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005