IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias participantes do projeto Ater Agroecologia recebem visita técnica da Bahiater

Famílias participantes do projeto Ater Agroecologia recebem visita técnica da Bahiater

Com objetivo de verificar o grau de satisfação dos/das assessorados/as do projeto Ater Agroecologia durante as ações realizadas no primeiro ano de execução do projeto, comunidades dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, assessoradas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), receberam visita técnica da Bahiater nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. O projeto Ater Agroecologia promove o desenvolvimento rural e da agricultura familiar dialogando com a expectativa das famílias participantes.

Famílias das comunidades de Casa Verde em Pilão Arcado, Tamboril em Remanso, Lagoa dos Tintinos em Casa Nova e Tanque Novo em Juazeiro receberam a visita do fiscal da Bahiater. Sobre a visita e conversa com os participantes do Ater Agroecologia, o colaborador do Irpaa, Alessandro Santana, expõe que “Foi percebido que de fato, elas [as famílias] estão participando da construção, dos momentos de planejamento, das atividades coletivas, das sistematizações. Então, isso nos dá tranquilidade de que o processo foi construído no coletivo em que todos estavam contribuindo, e elas puderam de forma bem sincera, dizer o que elas esperam, qual a expectativa e onde querem chegar”.

Os dados colhidos serão sistematizados para obter o grau de satisfação das famílias, além de contribuir com o desenvolvimento das próximas etapas, como aponta o fiscal da Bahiater, Helder dos Anjos. “A gente vai adequar [esses dados] ao planejamento produtivo, vai passar essas informações para instituição, para o Irpaa, no caso, para estar levantando cada demanda colocada pelos beneficiários, o que eles querem, o desejo, o sonho, para poder direcionar [as ações] para a vontade do beneficiário”.

Nesse sentido, Alessandro Santana, destaca a importância da visita do fiscal da Bahiater neste momento do projeto, para poder melhorar ainda mais as ações desenvolvidas com as famílias, possibilitando que a Bahiater conheça as demandas e realidades desses municípios. “É uma ferramenta importante também para o estado, para a Bahiater que trabalha com extensão rural, para que possam ouvir as demandas necessárias e ver como criar estratégias para atender essas demandas que foram colocadas”.

A agricultora Jaidete Conceição, da comunidade Tanque Novo em Juazeiro relata que o alimento para sua família e a ração para os animais estão muito caros, e como ninguém na sua família recebe salário, está difícil sobreviver, mas ressalta que com a orientação dos técnicos do Ater Agroecologia que acompanham a família será possível melhorar a situação. “A gente tem mais orientação deles [os técnicos] sobre como cuidar dos animais, sobre como fazer a forragem. Tudo isso é uma ajuda pra gente”.

O agricultor Carlos Nunes, também morador de Tanque Novo, destaca a importância do projeto que já lhe trouxe muitos conhecimentos. “Tá ensinando pra gente, e a gente tá melhorando cada dia mais. Já tá melhorando a renda da gente, porque a gente está aprendendo para poder trabalhar”, ressalta Carlos.

Para a agricultora Ivanildes de Araujo, da comunidade Casa Verde em Pilão Arcado, a visita do fiscal foi muito importante. “Eu achei muito legal ele sair de lá para nos visitar aqui. É certo ele vim nos visitar, saber como está o projeto, conversar com a gente, eles ficam sabendo o que a gente diz. Teve uma importância muito grande pra mim”, frisa Ivanildes.

O projeto Ater Agroecologia, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) iniciou em setembro de 2020 e segue até setembro de 2023.

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias participantes do projeto Ater Agroecologia recebem visita técnica da Bahiater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005