IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores familiares e Governo e da Bahia participaram do Terra Madre na Itália

Agricultores familiares e Governo e da Bahia participaram do Terra Madre na Itália

Produtos derivados do licuri, umbu, do maracujá da caatinga, cacau e mel foram expostos e comercializados durante o evento do Terra Madre 2016, que começou na última quinta-feira (22), em Turim, na Itália e reúniu150 países, organizado pelo Movimento Slow Food. A delegação baiana foi formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e agricultores familiares.

O evento, que acontece a cada dois anos e está na 7ª edição, terminou na segunda-feira (26). Terra Madre, contou com uma programação diversificada, voltadas para a produção de alimentos, que se enquadrem nos princípios de serem de qualidade, limpos e justos e valorizem na sua produção aspectos socioeconômicos, ambientais e culturais. Aconteceu fóruns de discussão, vendas de produtos, degustações, ecogastronomia, debates, e visitas técnicas visando melhorar as fragilidades de alguns produtos.

O Brasil levou um total de 30 produtos, sendo cinco deles da Bahia. Segundo o coordenador comercial da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), José Gonçalves, que participou de todas as edições do evento internacional e levou o umbu nas versões de doce de corte e compota. Segundo Gonçalves, a participação em eventos é de suma importância porque contribui para o crescimento do empreendimento, além de ampliar os conhecimentos sobre alimentação e deixar um legado das culturas dos diversos participantes.

Terra Madre


O evento reuniu produtores e profissionais do setor agroalimentar mundial que teve a oportunidade de discutir sobre as grandes temáticas da produção e do consumo alimentar, bem como, os seus impactos ambientais e sociais. “Os participantes representam um modo diferente e mais complexo de entender a alimentação de qualidade, atenta aos recursos ambientais, ao equilíbrio do planeta, a dignidade dos trabalhadores e a saúde dos consumidores”, observa Revecca Tapie, facilitadora da região Nordeste do Slow Food Brasil.


Projeto GLob


O Movimento Slow Food é vinculado ao Projeto GLoB, realizado por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergent (COSPE), Regione del Vêneto, Fundazione di Venezia, Fundação Slow Food e União Europeia.

A iniciativa, que atua na formulação e implementação de políticas, programas e intervenções para a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação e valorização da agrobiodiversidade, está sendo executada no Brasil, Angola e Moçambique, e vem estimulando a cooperação internacional, a partir de práticas de desenvolvimento local. Na Bahia, o projeto é executado no Território de Identidade Sertão do São Francisco.
No evento foi apresentado as experiências do Projeto de Governança Local para a Biodiversidade (GLoB), no Brasil, na Angola e no Moçambique.

Durante todo o evento, aconteceu a Exposição Fotográfica dedicada ao projeto GLoB, montada no Castelo Valentino, com fotografias de profissionais das três áreas de atuação do projeto (Maputo, em Moçambique, Namibe, em Angola, e Bahia, no Brasil). O acervo mostra os territórios, produtores e produtos que preservam a biodiversidade local desses países.

Texto e Foto: Ascom SDR

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores familiares e Governo e da Bahia participaram do Terra Madre na Itália

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005