IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Associações de Casa Nova debatem fortalecimento da organização comunitária

Associações de Casa Nova debatem fortalecimento da organização comunitária

Olhares atentos, acompanhados de sorrisos que aos poucos foram surgindo a cada brincadeira que o palestrante fazia com as/os participantes. Este foi o clima da II Oficina de Capacitação de Agricultores/as Familiares e Beneficiários do Programa Bahia Produtiva, realizada dia 09 de abril na comunidade Salina da Brinca, em Casa Nova - BA.

O evento, realizado pela Associação de Fundo de Pasto de Agricultores e Moradores de Salina da Brinca contou com a participação de pessoas de diversas comunidades vizinhas, que debateram o fortalecimento da organização comunitária para a melhoria da vida das famílias da região. Erinaldo Dias Carvalho, presidente da associação, comemorou a presença de integrantes de outras associações no evento. “A gente traz o pessoal de outras comunidades para que aqui nós possamos dialogar juntos”, relata o presidente, destacando a boa relação entre as comunidades. Ainda de acordo com Erivaldo, o evento foi realizado com o intuito de “melhorar o conhecimento de todos”.

O encontro em Salina da Brinca gerou o desejo de estender a iniciativa para outras comunidades. “Um evento como esse, da forma como foi aplicado aqui em Salina da Brinca, se fosse aplicado na minha comunidade a visão dos sócios iria para uma visão de futuro, de avanço, de prosperidade... Tô triste pensando nos outros que não estão tendo a mesma oportunidade que eu”, afirmou ao final do evento Elisângela Souza, da comunidade Cacimba do Zé Vitor.

Para o palestrante Professor Reis Oliveira, o trabalho realizado por ele “objetiva o reaquecimento do processo de organização social de base”. Na visão do palestrante, se faz necessária luta pelos direitos conquistados, com foco inclusive no meio ambiente. “Precisamos trabalhar no Bioma Caatinga como um bioma único no mundo e que as associações, as cooperativas, comunidades de base e demais organizações precisam entender isso como algo estratégico para a vida”, defende Reis.

O palestrante se disse muito feliz e esperançoso com o capital humano encontrado em Salina da Brinca, mas chamou a atenção para a necessidade de “investir no capital social, para que a partir daí se possa qualificar mais e melhor o que já fazem [as associações] e fazer disso um processo de conquista”.

Envolvimento das crianças

O debate acerca da importância da agricultura familiar, da organização comunitária e da preservação do meio ambiente chegou até as crianças e adolescentes presentes no evento através de brincadeiras, dinâmicas e pinturas. Ana Caroline, 15 anos, que mora em Salina da Brinca, foi uma das participantes desse momento que integrou a atividade do projeto . “Fizemos a atividade sobre agricultura familiar, falamos um pouco de nossa comunidade, sobre as plantações, a importância da cisterna”, conta a adolescente, que junto com as/os colegas apresentou o trabalho para o público do evento.

Cozinha: lugar de todos e todas

Nos eventos coletivos onde é servida alimentação, o preparo é em geral atribuído às mulheres. Esta prática, porém, não condiz com a discussão acerca da equidade de gênero. A comunidade de Salina da Brinca reforça na prática o entendimento de que tanto mulheres como homens devem se envolver com essa tarefa. Seu Gonçalo da Silva é agricultor e nos eventos da associação se torna cozinheiro. Ele conta que desde menino cozinha e hoje contribui nos eventos no preparo dos alimentos. “Onde tem um evento desse, até onde eu posso eu vou e cozinho arroz, feijão... E até agora ninguém reclamou. É um prazer que eu tenho”, se orgulha o agricultor, que contou com a colaboração de outros homens no preparo da alimentação servida durante o evento. Seu Gonçalo defende a participação masculina nas tarefas domésticas do dia a dia, uma das coisas fundamentais para garantir igualdade entre homens e mulheres.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Associações de Casa Nova debatem fortalecimento da organização comunitária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005