IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Convivência com o Semiárido brasileiro tem destaque em premiação na Alemanha

Convivência com o Semiárido brasileiro tem destaque em premiação na Alemanha

 O trabalho em defesa da Convivência com o Semiárido brasileiro foi destaque durante uma premiação na Alemanha no mês de novembro. A primeira edição do Engagementpreis (Prêmio de Engajamento) foi realizada pela Agiamondo (Agir no Mundo) durante os festejos do Jubileu de 60 anos da entidade e visou premiar pessoas que contribuem com projetos sociais em outros países.

O trabalho desenvolvido por Maria Oberhofer enquanto colaboradora do Irpaa rendeu-lhe o referido prêmio, que é voltado para especialistas, como são chamadas as pessoas engajadas na defesa da valorização e dos direitos de pessoas, populações e do meio ambiente mundo à fora. Na oportunidade, Maria dedicou o prêmio aos povos e comunidades tradicionais do Semiárido do Brasil, onde a mesma atua. “A gente não poderia fazer nada se não tivesse a instituição e principalmente a confiança e troca de experiencia e saberes das pessoas e comunidades, é uma premiação coletiva”, destaca a colaboradora, dedicando o prêmio recebido especialmente às comunidades Fundo de Pasto, ribeirinhas, quilombolas, indígenas.

Durante o evento no dia 15 de novembro, em Colonia, na Alemanha, o Arcebispo Ludwig Schick justificou a importância da premiação como um reconhecimento ao trabalho de dedicação ao desenvolvimento integral das pessoas. Com relação à escolha da pessoa premiada, “o júri reconheceu a ligação entre as dimensões social, política e ecológica referente à Casa Comum”, conforme publicou o jornal alemão Domradio. O jornal destacou ainda a percepção do júri com relação ao trabalho realizado por Maria Oberhofer, sendo visível o respeito pelas pessoas que vivem na Caatinga, assim como o reconhecimento de seus valores.

Simbologia do Prêmio

Um rei de madeira confeccionado por um padre marceneiro foi o objeto escolhido para representar o Engagementpreis nesta edição. A simbologia do rei representa a reafirmação de que as pessoas tem valor e direitos e quando se reconhecem nisto elas lutam pelo que precisam. “A gente quer levar isso para as comunidades, para as Caatingas. Se você reconhece algo como valioso você quer preservar. Isso vale para as pessoas, para o meio ambiente. Esse Rei está reforçando o valor e importância do Semiárido”, reafirma Maria Oberhofer.

Para o coordenador geral do Irpaa, Cícero Felix, a premiação é parte do reconhecimento de um trabalho que tem por base a relação entre as pessoas e a natureza, uma experiência que valoriza e busca garantir as condições de vida para a população do Semiárido brasileiro. “Essa premiação tem uma importância, principalmente nesse momento histórico que estamos vivendo, porque ela dá visibilidade a essa experiência (…) indicando para a sociedade a importância de investir nesta perspectiva da Convivência com o Semiárido”, avaliou Cícero.

Agiamondo

A instituição foi fundada em 1959 com o nome de Ageh, que significa Grupo de Trabalho para Ajuda ao Desenvolvimento. É uma organização social alemã que, ao receber solicitações de outros países, articula entidades parceiras para enviar pessoas selecionadas/habilitadas a colaborarem com projetos sociais em países em desenvolvimento. Atualmente 244 pessoas atuam a partir desta articulação em 54 países, em sua maioria na África e América Latina.

Nesses 60 anos ocorreram muitas mudanças, uma dessas foi a possibilidade de receber pessoas de outros continentes que desejam atuar na Europa e não apenas enviar colaboradores/as europeus. Assim, em 2019 a entidade passou a se chamar Agiamondo (Agir no mundo).

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Beatrice Tomasetti


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Convivência com o Semiárido brasileiro tem destaque em premiação na Alemanha

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005