IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ater voltada para agroecologia terá início no Sertão do São Francisco

Ater voltada para agroecologia terá início no Sertão do São Francisco

Está sendo apresentado para parceiros nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé, o Projeto “Promoção da Agricultura Familiar por meio da ATER agroecológica para o desenvolvimento rural sustentável no Território Sertão do São Francisco” que irá beneficiar mil famílias com Assessoria Técnica e Extensão Rural voltada para agroecologia.

Uma parceria entre o Sasop – Serviço de Assessoria a Organizações Populares e Irpaa, o projeto é parte da Chamada Pública Incra e SAF/Dater nº 12/2013 e será executado durante três anos. Uma equipe de 17 pessoas das áreas de técnica em agropecuária, agronomia e assistência social irão atuar diretamente nas comunidades acompanhadas pelo projeto.

Nesta terça-feira (03), representantes dos distritos de Abóbora, Juremal, Pinhões, Massaroca e Junco, bem como do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro, Comitês de Associações da região de Angico, Comitê de Associações da Massaroca, União das Associações do Vale do Salitre, Núcleo Sertão Agroecológico, Instituto Federal do Sertão Pernambucano e Universidade Federal do Vale do São Francisco puderam conhecer o projeto apresentado pelo coordenador Elson de Oliveira, membro do Sasop.

Quando se fala em Ater agroecológica, na realidade regional, é a mesma coisa que Ater voltada para Convivência com o Semiárido, o que envolve todos os elementos desta proposta, desde as questões referentes ao clima, terra, meio ambiente até as relações de gênero, territorialidade, etc explicou Elson. Para ele, um dos diferenciais deste projeto é a duração, “isso dá uma possibilidade muito maior de fazer realmente uma Ater que privilegie os agricultores familiares”, ressalta o agrônomo.

Durante a apresentação, alguns agricultores/as mencionaram a necessidade de maior apoio à comercialização da produção, uma demanda antiga que ainda é uma problemática a ser solucionada nas comunidades. Veralice Angélica, da comunidade de Lagoa das pedras dos grilos, cita como exemplo a criação de galinhas, uma prática que está sendo retomada a partir de projetos anteriores, mas que ainda carece de uma assessoria técnica que ajude as famílias criadoras a venderem o excedente. Já o agricultor Jośe Milton Barbosa, da Cacimba do Zé de Bela, distrito de Abóbora, disse que fez um esforço em prestigiar da apresentação porque a comunidade tem que abraçar esses projetos.

Um serviço de educação não formal, a Ater tem contribuído com a melhoria das condições de produção no Sertão do São Francisco. Ao longo dos anos, o formato da assessoria tem melhorado, considerando cada vez mais a experiência dos/das agricultores/as e contando com a liberação de fomento em alguns programas. No município de Juazeiro, a Ater já foi desenvolvida através dos projetos Cabra Forte, Sertão Produtivo, Ater Estadual, Plano Brasil Sem Miséria, via instituições como EBDA e o Irpaa, que atualmente atua em todos os distritos.

O Irpaa e o Sasop já integram a Abaa – Articulação Baiana de Agroecologia e essa parceria para execução deste novo projeto só vem a contribuir com o fortalecimento das ações de agroecologia existentes ou que venham a se consolidar no Território, avalia Tiago Pereira, coordenador institucional do Irpaa.

Texto foto: Comunicação Irpaa
Imagem: divulgação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ater voltada para agroecologia terá início no Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005