IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio de experiências reúne agricultores/as e técnicos/as da região de Senhor do Bonfim

Intercâmbio de experiências reúne agricultores/as e técnicos/as da região de Senhor do Bonfim


O uso de tecnologias para água de produção dentro do contexto climático, social e político no Semiárido, foram os principais temas em debates durante a realização de mais um intercâmbio de troca de experiências que aconteceu nos dia 13 na Embrapa e dia 14 desse mês no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro.

O encontro, promovido por meio de uma parceria entre o Irpaa e a Associação de Assessoria Técnica para Trabalhadores Rurais (Cactus), entidade com sede em Senhor do Bonfim, reuniu técnicos/as e agricultores/as dos municípios de Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguararí, Umburanas e de Senhor do Bonfim. Os/as agricultores/as são contemplados com tecnologias de água de produção construídas pelo Projeto Mais Água, executado tanto pelo Irpaa quanto pela Cactus.

Os/as colaboradores/as do Irpaa, Álvaro Luiz e Denis Vieira, ministraram importantes momentos de formação nesse intercâmbio a partir da utilização de tecnologias como cisterna de produção, barreiro trincheira e bomba d’água popular, instaladas no Centro de Formação. Denis fala que o intercâmbio, além de trazer a realidade do Semiárido, discute o uso prático e as viabilidades das tecnologias tanto para a equipe técnica quanto para os agricultores e agricultoras, e que esse tipo de evento de formação e troca de experiências tem gerado importantes mudanças na vida dos agricultores/as que passam a adquirir mais conhecimentos em torno da sua produção familiar.

Para o agricultor Jeová da Silva, da comunidade de Olaria, no interior de Campo Formoso, os conhecimentos adquiridos em momentos como os intercâmbios, tem lhe dado mais experiências e gerado mudanças na sua forma de produzir a partir do uso racional da água em sua propriedade. Jeová diz que até reaprendeu a cultivar maracujá por cima dos canteiros para que a sombra melhore a produção de alface, coentro e outras hortaliças.

Outro produtor bastante entusiasmado com a troca de experiência foi o Rubens de Farias, de Senhor do Bonfim. Ele diz que discutir as tecnologias e obter outras informações sobre o Semiárido, na perspectiva real dos/das agricultores/as, como ocorre nesses intercâmbios, ajuda bastante na formação desses pequenos/as agricultores/as que muitas vezes trabalham sem o devido conhecimento, e que o intercâmbio acontece justamente para dar conta dessa necessidade em ampliar o conhecimento desses agricultores/as.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio de experiências reúne agricultores/as e técnicos/as da região de Senhor do Bonfim

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005