Institucional
Em 1994, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, situada a 12 km da cidade de Juazeiro-BA, nasceu a experiência da República do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa, espaço destinado para acolher filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares de diferentes partes do Semiárido que vão ingressar em escolas de cursos técnicos e superiores relacionados a temática agrária.
Na República, os/as jovens recebem formação política e prática em Convivência com o Semiárido e desenvolvem atividades correlacionadas com conteúdos debatidos nas instituições de ensino e na própria República. Além disso, os/as estudantes realizam atividades de manutenção do Centro, a exemplo do cuidado com o chiqueiro, a produção de compostagem para produção agrícola, entre outras práticas de Convivência com o Semiárido. Além disso, participam de diversos espaços de mobilização e diálogos destinados a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante esses vinte e três anos de República, o Irpaa contribuiu com a formação de mais de 150 jovens. Hoje, muitos desses ex-estudantes trabalham em organizações não governamentais, centro comunitários, sindicatos, entre outros espaços de organização social que atuam na consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.
Está página é um espaço para divulgar as atividades e conteúdos realizados pelos jovens da República, seja através de produção textual, vídeos, fotos ou outra linguagem. A atualização da página é de total responsabilidades dos/das jovens, contando com a contribuição do Eixo Comunicação do Irpaa.
Turmas