Institucional
A República de Estudantes do Irpaa, localizada no Centro de Formação Dom José Rodrigues, Juazeiro-BA, é um espaço de apoio e formação de jovens, filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido, que nasceu em 1993, com o objetivo de possibilitar a juventude do campo, o acesso à educação escolar e formação voltada para a defesa da Convivência com o Semiárido.
A turma que mora neste espaço, além de estudar os cursos oferecidos pela educação pública, também contam com o acompanhamento da equipe técnica da instituição, que desenvolve formações específicas sobre a Convivência com o Semiárido, formação humana, política/cidadã e abordagens sobre manejo e práticas agropecuárias apropriadas. Estas formações são vivenciadas através de oficinas, intercâmbios, cursos e seminários, além do envolvimento com outros grupos através de encontros e mobilizações sociais.
Neste espaço, além das formações, a juventude é responsável pelo desenvolvimento de práticas de produção de alimentos agroecológicos, criação de animais e manejo sustentável da propriedade. Estes setores produtivos, além de serem usados para alimentação da própria turma, também são vitrines de demonstração das viabilidades da Convivência com o Seminário, que são vistas por quem visita ou participa de formações e intercâmbios no Centro de Formação Dom José Rodrigues.
Parte significativa destes jovens que vivenciaram a formação, atualmente, trabalham em organizações não governamentais, centros comunitários, sindicatos, entre outros espaços de organização social que atuam na consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.
Turmas