IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens de Juazeiro participam de momento de integração entre comunidades e constroem plano de ação para a juventude

Jovens de Juazeiro participam de momento de integração entre comunidades e constroem plano de ação para a juventude

Construir o futuro no presente para transformar a realidade em que vivem. Foi com este pensamento que jovens de Juazeiro, das comunidades Caiçara, Tanque, Lagoa do Jacaré, Papagaio, Juá e Saquinho se reuniram na última terça (23), em Caiçara. No encontro, a juventude elaborou propostas para compor um plano de ação, com foco na geração de renda para este grupo em suas comunidades.

A jovem Cristiane Santos, presidenta da Associação Comunitária de Caiçara e Tanque, foi uma das participantes do evento. Ela avalia o evento como “muito produtivo” e destaca o momento de interação e troca de saberes entre as/os jovens que advém de realidades diferentes. “Tanto para nós da nossa comunidade, quanto para outros jovens, é bom a gente interagir, todo mundo junto, porque os jovens ficam muito afastados, então todo mundo junto fica melhor, aprende nós e aprende eles também”, aponta Cristiane. Segundo a presidenta da associação de Caiçara, na comunidade as/os jovens já desenvolvem atividades como apicultura, cultivo de hortaliças e criação de animais.

Em consonância com Cristiane, Raiane Neres, da comunidade Papagaio avalia positivamente o encontro. De acordo com Raiane, “foi um momento muito produtivo e, acima de tudo, de muita reflexão”. Para Raiane o momento ajudou a enxergar possibilidades que ajudam a perceber e criar condições de permanência da juventude no campo. “A falta de conhecimento e de pôr em prática o que a gente sabe faz com que a gente abra mão do lugar em que vive para irmos para fora, a procura de oportunidade, sendo que aqui no meio rural também temos oportunidade”, analisa Raiane.

Segundo Daiane Dantas, colaboradora do Irpaa, o momento de construção do plano se deu “a partir da escuta dos anseios e da realidade desses jovens”. Para Daiane, o evento “Foi um bastante rico, muito produtivo, um momento de interação, de troca de experiências [...] Saíram propostas muito voltadas para a formação sobre atividades produtivas existentes nessas comunidades”. A colaboradora do Irpaa explica que essas atividades “contribuem para a geração de renda, assim como a Segurança Alimentar das famílias e também são atividades que favorecem a permanência do jovem no campo”.

A juventude presente no encontro faz parte de famílias assessoradas pelo Irpaa através de um projeto do Governo do Estado da Bahia e tem como objetivo o fortalecimento da produção agroecológica, tanto para consumo, quanto para a comercialização. Esses encontros estão sendo realizados ainda em Casa Nova, Uauá, Curaçá, Remanso e Pilão Arcado.

No Sertão do São Francisco, as atividades do projeto têm como foco a criação de animais e também tem ganhado força o trabalho de produção nos quintais produtivos, o que colabora para a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias assessoradas.

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens de Juazeiro participam de momento de integração entre comunidades e constroem plano de ação para a juventude

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005