IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Jovens Comunicadores estimula a prática da fotografia voltada para o Semiárido

Projeto Jovens Comunicadores estimula a prática da fotografia voltada para o Semiárido

As diversas técnicas e olhares que possibilitam o registro fotográfico foram trabalhadas em mais uma oficina do Projeto Jovens Comunicadores, tendo como público o Coletivo Carrapicho Virtual, do Vale do Salitre, em Juazeiro. Com a condução da fotógrafa Manuela Cavadas, a oficina aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, na comunidade de Alfavaca.

Esta foi a segunda edição da oficina de fotografia ofertada pelo Projeto, onde as/os participantes do Carrapicho tiraram dúvidas a partir de uma prática fotográfica que já desenvolvem, bem como aprenderam “conhecimentos que em geral nem todos conhecíamos, como a questão da iluminação e todas as técnicas de fotografia, então isso só veio a agregar ao grupo”, externou Luiz Eduardo Conceição, jovem educomunicador que tem se dedicado à linguagem fotográfica.

A programação foi dividida em momentos teóricos e práticos, onde o grupo pode conhecer de forma mais aprofundada as funções disponíveis nos aparelhos celulares que podem ser usados na hora de fotografar, assim como entender o funcionamento de câmeras fotográficas profissionais. Para experimentar esses conhecimentos na prática, as/os jovens se dividiram em grupos e aproveitaram cenários da própria comunidade.

“Por ser aqui na comunidade deu esse peso maior às fotografias dos Carrapicheiros (…). Eles estão dentro da comunidade e tem vontade de usar essas linguagens para beneficiar a própria comunidade”, observou Manuela Cavadas, ressaltando que o grupo já possui um olhar diferenciado para o que fotografar, assim como tem um repertório bem diverso no tocante às temáticas sociais, o que permite uma maior criatividade e empenho na prática. “Tem uma coisa de uma identidade muito forte, eu acho que isso também refletiu nas fotografias que eles fizeram”, complementa Manuela.

A educomunicadora Arice Carine Ribeiro, considera “que a oficina de fotografia para os jovens do Carrapicho Virtual traz muitas informações pra gente tirar foto do nosso lugar, mostrando para as outras pessoas as belezas aqui do Salitre”. A fotografia como elemento histórico, memória e uma fonte importante de informação foram também aprendizados destacados pelo grupo.

Na programação cultural da oficina, as/os participantes do Carrapicho puderam prestigiar o último dia do Festival Edésio Santos da Canção, que aconteceu na cidade de Juazeiro. Na avaliação do educomunicador Marcos Santos, a oportunidade de participar desse tipo de eventos e espaços culturais do município precisa ser valorizada, uma vez que faz parte do processo de formação da juventude.

O Projeto Jovens Comunicadores é uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR/SDR e está vinculado ao projeto Pró-Semiárido. O Carrapicho Virtual é um dos grupos acompanhados pelo Irpaa que vem sendo contemplado com oficinas e intercâmbio desde 2017.

 

Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Comunicação Irpaa e Carrapicho Virtual


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Jovens Comunicadores estimula a prática da fotografia voltada para o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005