IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Política Pública foi tema de seminário em Juazeiro

Política Pública foi tema de seminário em Juazeiro


A Diocese de Juazeiro promoveu na última quarta-feira (06) o Seminário Políticas Públicas, com o intuito de debater sobre o assunto de forma contextualizada e propositiva. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro, reunindo pessoas dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Remanso. A temática do seminário dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas”, inspirada no texto bíblico “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Justiça social, autonomia, resistência, luta e liberdade foram palavras ecoadas durante todo o seminário que abordou os desafios das políticas públicas no Território Sertão São Francisco, com o recorte nas seguintes temáticas: Territorial, Educação, Violência contra a mulher, Saneamento Básico, Saúde e rio São Francisco.

“Política pública é sinal de justiça social e liberdade”, argumentou a profª Edonilce Barros, que participou da mesa redonda sobre o tema. A profª ainda complementou que liberdade é ter acesso à água, alimento sadio, a educação, porém esta não tem sido a realidade, “contingenciamento é a palavra agora, cortar gastos”, argumenta Edonilce, fazendo referência a contingenciamento do orçamento da Educação aplicado pelo governo federal.

Para o representante da Articulação Regional de Fundo de Pasto, Zacarias Rocha, que também integrou a mesa redonda, o estado precisa dialogar com a população na construção e execução das políticas públicas. Ele destaca que as comunidades de Fundo de Pasto precisam de “política pública capaz de desenvolver de fato as comunidades, sem interferir no modo tradicional de viver. Temos que ter autonomia de dizer não às políticas que não dialogam com nosso modo de vida”, argumenta Rocha.

Durante a mesa redonda foram pontuados as violações e negações dos direitos conquistados pela força e resistência popular. Na ocasião, também foi evidenciado que o poder público precisa propor políticas públicas que assegurem os direitos sociais ( educação, saúde, moradia, lazer, transporte, previdência social) aos mais frágeis e vulneráveis e que essas políticas se consolidem como políticas de Estado e não apenas de governo. Além da mesa redonda, a evento contou com palestra sobre Políticas Públicas e com a fila do povo, espaço aberto para as falas da plenária.

O jovem Pedro Lucas Alves esteve presente no seminário e argumenta que essa iniciativa, de debater as políticas públicas, é de suma importância para garantir a luta, resistência e o direito do povo. “A iniciativa da Diocese de Juazeiro, das comunidades de modo geral, aqueles que tem a capacidade de mobilizar a população na construção de políticas públicas, é essencial. É importante estamos organizados”, argumenta.

Para o bispo Dom Beto Breis “A fé cristã tem a ver com tudo que se relaciona a questão humana. Tratar de políticas públicas é tratar de muitas feridas, muitas chagas da nossa sociedade, de direitos e de ações que os governos devem tomar no sentido de garantir [direitos] sobretudo os dos mais pobres”. O bispo ainda destaca que os discípulos de jesus não podem ser indiferentes a essas questões sociais.

Um dos resultados do seminário será uma carta aberta para a sociedade ficar inteirada sobre os debates ocorrido durante o Seminário. Além disso, a plenária expôs a necessidade de expandir esse momento para as demais cidades do território. “Aqui também foi dito que é interessante que nas paróquias, nos bairros de Juazeiro, nos outros municípios se traga presente também essa questão”, argumentou o Bispo.

Texto e Comunicação: Eixo Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Política Pública foi tema de seminário em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005