IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Asa celebra 20 anos e festeja com agricultores, agricultoras e parceiros durante CBA

Asa celebra 20 anos e festeja com agricultores, agricultoras e parceiros durante CBA

 A Articulação Semiárido Brasileiro (Asa) neste mês de novembro completa 20 anos de atuação. Sua história de luta em favor, essencialmente, das comunidades rurais do Semiárido, vem sendo celebrada de diversas formas, embora o momento seja também de reflexão acerca de uma série de direitos conquistados ao longo dessas duas décadas e que vem sendo retirados da população desta região do Brasil.

Durante o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em Sergipe entre os dias 04 e 07 de novembro, dezenas de pessoas se reuniram na Tenda Parafuso no último dia do evento para celebrar o aniversário da instituição, que atua nos diversos estados da região semiárida. As inscrições de falas extrapolavam o tempo disponível, eram agricultoras e agricultores querendo deixar sua mensagem de ânimo, gratidão e disposição para continuar a construir diariamente a Convivência com o Semiárido.

“A gente deixou de carregar água na cabeça (…), hoje nós somos outras lá em nosso Semiárido”, registrou a agricultora Antônia Vieira, que integra o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) no Piauí e já se beneficiou com projetos e programas da Asa. Outro relato veio do Alto Sertão alagoano com o depoimento do agricultor Manoel Benedito Gomes que mencionou a importância de ter se aproximado da discussão acerca da valorização das sementes crioulas, uma prática que tem ajudado no fortalecimento na agricultura familiar.

Apresentações artísticas também deram ainda mais leveza ao momento celebrativo, adotando gêneros como teatro, música, poesia, cordel por meio do protagonismo de agricultores e agricultoras presentes, especialmente jovens. Para Alexandre Pires, da coordenação nacional da Asa, celebrar esses 20 anos da Articulação em um evento nacional foi “uma grande oportunidade, porque a gente sabe que a construção da Asa não é uma construção de algumas pessoas ou organizações apenas, mas é uma construção de muitas mãos, a partir de muitos agricultores, organizações e movimentos sociais e dos setores públicos que ajudaram a gente a construir esses 20 anos”.

“Estamos muito alimentados da esperança dos agricultores, da força, do conhecimento que esses agricultores têm”, conclui Alexandre, reconhecendo o protagonismo das famílias que são beneficiárias dos projetos da Asa e dão sentido às ações da instituição no chão das comunidades e levam com muito entusiasmo a defesa da Articulação.

Celebrações

As atividades celebrativas seguem nesse mês de novembro nos estados e municípios, inclusive com realização de sessões nas Casas Legislativas. Na Bahia, a Assembleia Legislativa do estado irá realizar sessão especial no próximo dia 25 para celebrar os 20 anos da instituição. Cerca de 300 pessoas são esperadas a partir de proposta das deputadas Neusa Cadore e Fátima Nunes, ambas do Partido dos Trabalhadores. No Piauí também acontece hoje sessão solene na Assembleia para celebrar a trajetória da Articulação. Em Pernambuco, durante o Semiárido Show, também será realizado ato celebrativo em homenagem aos 20 anos da Asa.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Asa celebra 20 anos e festeja com agricultores, agricultoras e parceiros durante CBA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005