IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Uauá, jovens de Lajes das Aroeiras se preparam para lançar jornal comunitário

Em Uauá, jovens de Lajes das Aroeiras se preparam para lançar jornal comunitário

 O interesse em produzir um jornal comunitário tem motivado jovens da comunidade de Lages das Aroeiras, em Uauá, a participarem de encontros sobre comunicação. A iniciativa é fruto de um projeto desenvolvido pelo Irpaa nas comunidades Fundo de Pasto da região de Canudos, Uauá e Curaçá, o qual promove diversos debates com a juventude e um deles tem sido a importância de fortalecer a comunicação comunitária e popular.

A partir do debate acerca da comunicação como direito, liberdade de expressão e a possibilidade de ter espaço para divulgação de elementos ligados à identidade enquanto povo tradicional, as/os jovens decidiram apostar no jornal impresso como veículo próprio. Com isso, alguns encontros já foram realizados no intuito de estimular a produção de notícias que irão compor o jornal.

Previsto para ser lançado em março deste ano, o jornal está sendo idealizado pelo próprio grupo, que deve lançar uma edição por mês, pautando temas de interesse da comunidade. Para Leandro Rodrigues da Silva, que vem participando de todos os encontros, agora é hora de definir os passos necessários para lançar o jornal, “para que possamos realizar com um bom resultado”. Ele considera que a construção do jornal e participação nas diversas formações ajudam até mesmo a juventude a compreender o que é Fundo de Pasto e assim valorizar esta identidade.

A jovem Luana da Silva Souza, esteve pela primeira vez no encontro, mas se mostrou entusiasmada com a possibilidade de participar da elaboração do jornal. Para ela isso só reafirma que a juventude está disposta a se envolver nos processos de organização da comunidade. “Através disso a população vai ver que a gente tá à frente, que a gente quer participar das coisas, e é um incentivo pros outros [jovens]”, pontua Luana. A comunidade, na opinião da futura jovem comunicadora, vai se surpreender, pois ela avalia que “é alguma coisa que ninguém nunca pensou em fazer aqui, vai ser bem diferente”.

A comunidade de Lages das Aroeiras já possui uma tradição de envolvimento com as lutas voltadas para Convivência com o Semiárido, inclusive a partir de elementos da cultura popular. A partir do trabalho de muitas lideranças locais e do esforço das famílias, hoje a comunidade mantém uma roça comunitária e uma agroindústria de picolés e sorvetes. Tradições religiosas, produção de cordel e manifestações culturais também integram as caraterísticas desta comunidade Fundo de Pasto no município de Uauá.

“Eles já se vêem como jovens que querem permanecer na comunidade, envolvidos em potencialidades que há na comunidade (…) e agora conhecendo o poder e a importância que tem a comunicação”, considera Rosivaldo Cardoso, jovem que também acredita que é possível adotar o jornal como forma de fortalecer a juventude.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Uauá, jovens de Lajes das Aroeiras se preparam para lançar jornal comunitário

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005