IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Jovens do campo poderão estudar curso superior de agroecologia em regime de alternância na Uneb

Jovens do campo poderão estudar curso superior de agroecologia em regime de alternância na Uneb

A Universidade do Estado da Bahia – Uneb - lançou edital de seleção específico para o curso de bacharelado em agroecologia, com ingresso previsto para o semestre letivo 2020.1.

Estão sendo disponibilizadas 80 vagas, distribuídas igualmente entre o Departamento de Educação do Campus de Conceição do Coité e o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias que fica em Irecê.

O vestibular de agroecologia está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 12, exclusivamente pelo site: selecao.uneb.br/agroecologia2020. A taxa de inscrição custa R$ 15 e as/os interessados/as devem atentar para o fato de que a inscrição só se efetiva se a taxa for paga.

Conforme prevê a política de cotas da universidade, serão reservados 40% do total de vagas para negras e negros e garantido o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades.

A prova escrita será realizada no dia 16 de fevereiro nas cidades de Conceição do Coité e Irecê e o resultado final será divulgado até o dia 31 de março. O conteúdo do curso de bacharelado em agroecologia orienta-se pelos princípios da educação do campo e da agroecologia. As aulas irão acontecer em regime de alternância, considerando  tempo universidade e o tempo comunidade.

A professora Rosana Mara Chaves Rodrigues, coordenadora do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da Uneb, destaca que essa conquista reafirma o compromisso social da universidade. A docente explica que a Uneb irá assegurar a permanência das/dos estudantes nas dependências dos referidos departamentos, assim como irá acompanhar as atividades no tempo comunidade, atendendo a proposta de ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé básico do ensino superior.

Oportunidade para juventude rural

Conforme o edital, dentre os pré-requisitos para se inscrever no referido processo seletivo estão a renda familiar, o vínculo exclusivamente com escola pública a partir do segundo ciclo do ensino fundamental, a autodeclaração como povo e comunidade tradicional. Por se tratar de um curso em regime de alternância, as/os estudantes, mesmo se deslocando durante um período a cada semestre para as Unidades onde o curso será ofertado, não se distancia totalmente de sua comunidade de origem, ao contrário, precisa desenvolver outra parte da carga horária em atividades onde vive, o chamado tempo comunidade.

Representante do Irpaa no Centro Acadêmico, Juzileide Carvalho afirma que esta é uma oportunidade especialmente para jovens do campo que buscam acessar o nível superior e contribuir com o desenvolvimento da própria comunidade, uma vez que o curso de agroecologia possibilita uma série de conhecimentos que podem e devem ser replicados no dia a dia da agricultura. “A gente convida as famílias a encorajarem seus filhos e filhas a se inscreverem (...). O momento que nós estamos vivendo é de dificuldade de ingresso e de permanência no ensino superior, ter acesso a um curso na modalidade de pedagogia da alternância é um diferencial muito grande”, reforça Juzileide.

O Centro de Processo Seletivo (CPS) da Uneb ressalta que é indispensável que candidatas e candidatos leiam atentamente o edital de seleção, atentem para os pré-requisitos, para as informações e respeitem o cronograma.

Com informações disponíveis em: www.portal.uneb.br
Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do campo poderão estudar curso superior de agroecologia em regime de alternância na Uneb

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005