IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração

Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração

A partir de demandas apontadas por produtores/as acompanhados/as pelos Projetos de Assessoria Técnica e Extensão Rural executados pelo Irpaa no Território Sertão do São Francisco, mais de 80 famílias serão beneficiárias diretas de projetos voltados para criação de galinha caipira e produção de ração. Uma iniciativa do Irpaa, com o financiamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, o projeto irá implantar 72 galinheiros e 15 Mini-Fábricas de ração distribuídos nos municípios de Sento Sé, Sobradinho, Curaçá, Canudos, Uauá, Casa Nova e Juazeiro.

A criação de galinhas tem sido uma das formas de geração de renda bastante incentivadas no sertão, pois são animais de pequeno porte, que bebem pouca água, de fácil manejo e que geram lucro a partir da venda dos ovos e da carne, além de servir também para a alimentação da família. A produção de ração para o rebanho na própria comunidade é algo também bastante viável e que vem sendo trabalhado pelos órgãos que prestam assessoria técnica, sobretudo os que defendem a Convivência com o Semiárido.

Com estes projetos, a idéia é estimular as comunidades a utilizarem as matérias-primas existentes, agregando valor aos produtos, investindo na comercialização e, sobretudo, incentivando o cooperativismo a partir da consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.

 

Funcionamento

Para promover a geração de renda para as famílias a partir da criação de galinhas, cada comunidade contemplada receberá 08 galinheiros com 50 galinhas cada. Será entregue à comunidade também um galpão para higienização e embalagem dos ovos, além de uma máquina forrageira para produção de farelo para a alimentação das aves. A meta inicial do projeto prevê que cada uma das 08 famílias que receberão o galinheiro deverá entregar uma média de 120 dúzias de ovos por mês, os quais serão comercializados após os procedimentos necessários para serem disponibilizados no mercado.

Já as Mini-Fábricas consistem em galpões com terreno (calçadão) para secagem e um triturador com equipamento para limpar, triturar e ensacar. Acompanham também insumos para cultivo de 10 hectares de culturas, a exemplo do sorgo, em cada comunidade e sacos para coleta de forragens nativas e algaroba, usadas para produção de feno, silo e farelo. Nos primeiros 18 meses em que as Unidades terão acompanhamento constante do Irpaa, estima-se a produção de 20 toneladas de ração, o que implicará na redução de gastos dos produtores com a aquisição de ração para o rebanho, sobretudo na época da estiagem.

Para o coordenador do Projeto de Criação de Galinhas e Beneficiamento de ovos, o colaborador do Irpaa José Carlos Neri, essas ações são importantes porque fazem com que as famílias tenham mais uma fonte de renda. José Carlos destaca ainda que futuramente a própria comunidade poderá desenvolver também suplementos para alimentação humana, a exemplo do mingau de sorgo e derivados de outros produtos. Para ele, esses projetos são importantes contrapartidas do Irpaa para as comunidades onde o mesmo já atua.

Além de beneficiar diretamente as famílias contempladas, estas iniciativas abre espaço também para outras famílias da comunidade. A etapa atual é de apresentação nos municípios, ao mesmo tempo em que as organizações locais são chamadas a contribuírem com as ações. Em seguida será dada início à implantação das estruturas nas comunidades selecionadas.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005