IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Escola de Formação do Irpaa discute a Comunicação para Convivência com o Semiárido

Escola de Formação do Irpaa discute a Comunicação para Convivência com o Semiárido

De 04 a 15 de março, técnicos/as, estudantes, agentes e agricultores/as participam da 22ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido realizada anualmente pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa no Centro de Formação D. José Rodrigues, localizado no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro (BA).

A partir de uma programação que contempla temáticas ligadas aos Eixos de atuação da instituição: Terra, Água e Clima, Produção, Educação e Comunicação, são realizadas diariamente atividades teóricas e práticas ministradas pela equipe do Irpaa.

Em três etapas, um dos temas abordados é a comunicação. Na perspectiva da comunicação como direito humano, integrantes do referido Eixo levam para a Escola uma percepção crítica desta área, sua relação com o poder, a necessidade de uma recepção crítica-ativa e de oportunidades de produção, distribuição e consumo de conteúdos que possam contrapor a oferta muitas vezes desqualificada e carregada de interesses da mídia hegemônica da região e do país.

Questões como o monopólio, violação dos direitos humanos e criminalização dos movimentos sociais pela Mídia estão também no centro das discussões. Além disso, a visão da Comunicação Popular e Comunitária, preocupada com os processo de comunicação local, mas também global, é vista como elemento fundamental para consolidação da Convivência com o Semiárido.

A reprodução do estereótipo do Semiárido como um lugar pobre, onde a seca destrói vidas e por isso precisa ser combatida ainda é uma realidade. Isso se deve em grande parte aos meios de comunicação que legitimam os interesses das elites políticas, econômicas (donas dos grandes meios de comunicação do Brasil) em negar a viabilidade da região semiárida.

Na formação, é feito um comparativo entre a abordagem que predomina na “grande” mídia, geralmente com sedes nas região sudeste do país, e a realidade da região onde vivem as/os participantes da Escola. Resultado disso é a constatação de que é necessário mais conhecimento acerca da região e maior interesse em divulgar as possibilidades de convivência com o clima, a ausência de políticas permanentes e adaptadas, a diversidade cultural. Há uma enorme carência de uma produção midiática regionalizada e comprometida com o desenvolvimento social e ambientalmente sustentável.


 

Clique aqui para mais informações.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Escola de Formação do Irpaa discute a Comunicação para Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005